MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. SBT condenado por violar direitos autorais de MC Leozinho
Direito autoral

SBT condenado por violar direitos autorais de MC Leozinho

Autor da música "Ela só pensa em beijar" foi à Justiça por uso do trecho "Se ela dança, eu danço" como nome de reality show da emissora.

Da Redação

terça-feira, 13 de outubro de 2020

Atualizado em 14 de outubro de 2020 08:49

O canal SBT não conseguiu reverter a condenação por violar direitos autorais com a utilização indevida de trecho da música "Ela só pensa em beijar", do cantor MC Leozinho, em nome de programa.

Nesta terça-feira, 13, a 3ª turma do STJ negou provimento ao recurso da emissora. O relator, ministro Ricardo Cueva, afirmou estar clara "a violação ao direito autoral do autor da demanda".

No caso, quando o cantor recebeu o e-mail enviado pelo SBT solicitando o licenciamento da obra, decidiu não conceder a autorização em virtude de outros contratos - mas, em janeiro de 2011, estreou o programa do SBT "Se ela dança, eu danço", que é refrão da música "Ela só pensa em beijar". O SBT alegou a existência de convênio com as editoras que representam os compositores, autorizando o uso da obra.

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

Ministro Cueva lembrou no voto que a música, lançada em 2004, "fez enorme sucesso e a expressão 'se ela dança, eu danço' passou a ser título de seu primeiro álbum".

"Só mesmo em um cenário de caos, em que o Judiciário não mereça nenhuma reverência, é que seria possível admitir este tipo de comportamento desidioso e provocativo por parte da emissora. Houve claramente a violação ao direito autoral do autor da demanda."

Além de negar o recurso do SBT, Cueva deu parcial provimento ao recurso de Mc Leozinho para fixar em R$ 20 mil o dano patrimonial em virtude da utilização do trecho "se ela dança, eu danço" como nome do programa e fixar os danos patrimoniais resultantes da violação sofrida em R$ 3.235, multiplicado pelo número de programas em que o SBT utilizou a obra musical, quantidade que deverá ser apurada em liquidação de sentença.

A decisão da turma foi unânime.

Publicidade

 

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616