MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Influencer Nati Vozza será indenizada por blogueira que a criticou em redes sociais
Internet

Influencer Nati Vozza será indenizada por blogueira que a criticou em redes sociais

A blogueira, que fazia críticas a Nati Vozza em suas redes, deverá se abster de usar o nome, a imagem e a voz da influencer, além de indenizá-la por danos morais.

Da Redação

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Atualizado em 12 de novembro de 2020 19:01

O juiz de Direito Guilherme Ferreira da Cruz, da 45ª vara Cível de São Paulo, proibiu a blogueira Camila Fashion Tips de usar o nome, a imagem e a voz da influencer Nati Vozza em suas redes. Camila fazia vídeos criticando a influencer, e também deve indenizá-la por danos morais.

Ao decidir, o magistrado ressaltou que a internet "não é terra de ninguém", e que é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato, porém, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

(Imagem: Reprodução/Instagram)

A influencer de moda Natalia Vozza Junqueira, conhecida como Nati Vozza no Instagram, ajuizou ação contra a blogueira Camila Toledo, conhecida na rede social como Camila Fashion Tips.

Natalia, que tem mais de 1 milhão de seguidores na plataforma, alegou que Camila tem feito posts nas redes ofendendo sua honra, dignidade, intimidade e privacidade, bem como usado de sua marca e atividade profissional para isso.

Camila, por sua vez, sustentou que a influencer de moda vive da exposição de sua imagem, e que o processo caracteriza censura. Fashion Tips, que possui 39 mil seguidores na rede, alegou que se pronunciou apenas no seu perfil, que é privado.

"Não é terra de ninguém"

Ao analisar o caso, o juiz destacou que é livre a manifestação do pensamento, vedado o anonimato, porém, são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas.

O juiz analisou vídeos postados em que Camila intitula como "Porque o ódio a Nati Vozza?". Para o magistrado, isso deixa claro o ódio da blogueira, que a faz "extrapolar os limites da crítica aceitável e da liberdade sadia de expressão".

Não se trata de meras ofensas, acredita o juiz, mas de perseguição no mundo virtual da internet, que "não é terra de ninguém".

Diante disso, o juiz determinou que Camila Fashion Tips se abstenha de usar o nome, a imagem e a voz de Nati Vozza e/ou a expressão "byNV" em suas redes sociais. A blogueira ainda terá que indenizar Nati Vozza em R$ 20 mil por danos morais.

O escritório Cortez de Carvalho e Furegate Advogados atua pela influencer Nati Vozza.

Defesa

A defesa da blogueira Camila Toledo, por meio do escritório Flávia Corrêa Vieira Advocacia, informou que referida sentença ainda não transitou em julgado e é passível de recurso ao TJ/SP.

Veja a sentença.

Nati Vozza

Em maio, a influencer Nati Vozza entrou em debate com a revista Forbes e a discussão ganhou lugar nas redes. Ao ser questionada por uma seguidora por que não integrava a lista, Nati respondeu que "isso é tudo feito por assessoria e muitas vezes até contratando matéria".

A revista repostou a publicação de Nati dizendo que repudiava e lamentava que "pessoas que deveriam usar popularidade no Instagram com responsabilidade prefiram dizer uma inverdade, de forma irresponsável, julgando o outro sob a ótica do que seria capaz de fazer".

"A lista Under 30 é reconhecida internacionalmente, conta com uma curadoria de especialistas e há anos homenageia nomes inspiradores de seus países. Credibilidade se conquista com trabalho e seriedade, não com fake news. Se um dia Nati Vozza se tornar relevante, a Forbes será a primeira a reconhecer o fato. Mas é inegável que ela já começa mal."

Depois da publicação da Forbes, a influencer voltou a criticar a revista.

"Vejam o nível da resposta de uma revista tão séria como eles dizem. Não entendi a retratação se a pessoa é tão irrelevante (baixo, Forbes, esperava mais de vocês). Cheguei até aqui sem ajuda de Forbes como sabem e tá tudo bem. Nunca precisei deles, não precisaria agora. Agora uma retratação passional dessas. Por alguém julgada tão irrelevante. Feio, muito feio."

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

(Imagem: Reprodução/Instagram)

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...