MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Município de Belém terá de explicar na Justiça ações para enfrentar alagamentos
Planejamento

Município de Belém terá de explicar na Justiça ações para enfrentar alagamentos

O Movimento Popular Unificado de Belém ajuizou ação alegando a ocorrência de danos causados à população por costa das inundações.

Da Redação

domingo, 29 de novembro de 2020

Atualizado às 16:59

O juiz de Direito Raimundo Rodrigues Santana, da 5ª vara da Fazenda Pública e Tutelas Coletivas do Pará, determinou que o município de Belém apresente, em cinco dia, informações sobre planejamento e execução de programas destinados ao enfrentamento dos alagamentos das vias públicas.

 (Imagem: Reprodução/Twitter/Célio Lobo)

(Imagem: Reprodução/Twitter/Célio Lobo)

O Movimento Popular Unificado de Belém ajuizou ação em face do município de Belém e do prefeito Zenaldo Coutinho alegando a ocorrência de danos causados à população por costa das inundações.

Sustentou que a cidade enfrenta uma realidade caótica no que se refere à má conservação e deterioração do espaço público, das vias, bem como dos sistemas de saneamento básico, drenagem, esgotamento de águas pluviais, galerias e canais que permeiam a cidade.

O município alegou a ilegitimidade passiva do prefeito Zenaldo Coutinho, afirmando que não seria possível a responsabilização pessoal do gestor público por eventual e hipotética omissão na implementação de política pública.

A municipalidade destacou, ainda, que os alagamentos serão definitivamente solucionados quando todas as complexas obras de infraestrutura que estão sendo realizadas forem concluídas. Disse que a atuação municipal está de acordo com o exigível, considerando a crise financeira que a atual gestão enfrentou.

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que por se tratar de um tema essencialmente técnico, compete ao município eleger quais são os setores mais críticos e/ou urgentes.

"Ao vislumbrar que, como ressaltou o autor, esse problema é crônico, há de subsistir um programa público destinado ao seu enfrentamento. Assim, uma vez aceita essa possibilidade, seria razoável acreditar que também subsista um cronograma de atuação do Poder Público, voltado a cumprir tal programação."

Para o juiz, eventual deferimento da tutela de urgência, tal como requerida pelo Movimento, poderá implicar em danos irreparáveis ou de difícil reparação em relação a outros bairros e vias que - por razões de ordem técnica - tenham sido priorizados pela municipalidade.

Assim, determinou ao município de Belém que apresente, em cinco dia, informações relativas ao planejamento e à execução de programas destinados ao enfrentamento dos alagamentos das vias públicas, inclusive o cronograma de obras.

O advogado Mario Paiva atua pelo movimento popular.

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...