MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Defesa de Marcelo Feller pede trancamento de inquérito no STJ

Defesa de Marcelo Feller pede trancamento de inquérito no STJ

Conforme HC, não há crime contra a segurança nacional ou mesmo contra a honra do presidente por crítica à atuação de Bolsonaro na pandemia.

Da Redação

quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Atualizado às 15:38

 (Imagem: Reprodução)

(Imagem: Reprodução)

A defesa do advogado Marcelo Feller impetrou HC no STJ nesta quinta-feira, 21, para trancar o inquérito aberto contra o advogado a pedido do ministro da Justiça, André Mendonça.

Em um debate na CNN, o advogado acusou Jair Bolsonaro de ter cometido assassinato em massa por omissão durante a pandemia do coronavírus. Mendonça alegou que o fato poderia ser enquadrado na lei de Segurança Nacional (7.170/83), "em razão de a acusação lesar ou expor a perigo de lesão o regime democrático e a pessoa do presidente da República". Está marcado para o dia 1º/2 o depoimento de Marcelo Feller na Polícia Federal.

HC

O advogado Alberto Zacharias Toron (Toron, Torihara e Cunha Advogados), que defende Marcelo Feller, argumenta no writ a inexistência de crime contra a segurança nacional ou mesmo contra a honra do presidente diante da clara manifestação de opinião e do direito de crítica.

"A política de governar intimidando por meio da requisição de procedimento investigatório foi uma das marcas da ditadura de 1964. Muitos sofreram com isso; por todos, lembremo-nos do ex-presidente JUSCELINO KUBITSCHEK. O fato retratado nestes autos relembra o lado mais triste e assombroso da nossa história recente."

De acordo com Toron, a hipótese dos autos revela falta de justa causa para a instauração de inquérito policial contra advogado, então comentarista da CNN.

"Criticar o governo Bolsonaro, ou mesmo tachar de criminosa sua política, é parte do debate político que, longe de ameaçar o Estado, engrandece-o; engrandece a democracia. Só mentes autoritárias não enxergam isso."

Em caráter cautelar, a defesa requer o sobrestamento do procedimento investigatório e, consequentemente, a oitiva do advogado. E, ao final, a concessão da ordem para o trancamento do inquérito.

  • Veja o HC.

t

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...