MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Embargos não servem para modificar sentença, explica juíza
Processual

Embargos não servem para modificar sentença, explica juíza

Segundo a magistrada explicou em decisão, os embargos servem para sanar omissões, remover contradições, aclarar obscuridades e corrigir eventuais erros materiais.

Da Redação

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Atualizado às 12:43

A juíza de Direito Indiara Arruda de Almeida Serra, da 3ª vara Cível de Águas Claras/DF, manteve decisão que determinou que um homem pague pouco mais de R$ 1 mil para adimplir dúvida com Fundação.

Em sede de embargos, a magistrada pontuou que a decisão anterior não é omissa, contraditória ou obscura e, caso a parte embargante entenda que houve má apreciação dos fatos ou incorreta aplicação do direito, "deverá ela manejar o recurso adequado a ensejar a modificação da sentença".

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Uma fundação ajuizou ação alegando que concedeu empréstimo a um homem, mas, posteriormente, ele não pagou a dívida. Ao apreciar o caso, a juíza observou que os documentos que instruem a inicial são suficientes para atestar o crédito disponibilizado ao mutuário e condenou o homem a pagar R$ 1.069,25.

Diante da decisão, houve a interposição de embargos de declaração. A juíza Indiara Arruda de Almeida Serra verificou que o seu entendimento na decisão anterior "está devidamente fundamentado, notadamente as preliminares e questões trazidas pela parte requerida".

Na decisão, a magistrada explicou que os embargos de declaração servem, tão somente, para sanar omissões, remover contradições, aclarar obscuridades e corrigir eventuais erros materiais existentes no julgado. "Portanto, se houve, no entender da parte embargante, má apreciação dos fatos ou incorreta aplicação do direito, deverá ela manejar o recurso adequado a ensejar a modificação da sentença, haja vista os embargos declaratórios não se prestarem a tal desiderato", disse.

Por fim, rejeitou os embargos.

Veja a decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...