MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Magistrado derruba permissão para importação de vacinas por entidades
Coronavírus

Magistrado derruba permissão para importação de vacinas por entidades

Sindicato dos Motoristas do DF e Anamages obtiveram autorização na Justiça para importarem vacinas sem o aval da Anvisa.

Da Redação

sexta-feira, 12 de março de 2021

Atualizado às 17:18

 (Imagem: Claudio Gomes/Photo Press/Folhapress)

(Imagem: Claudio Gomes/Photo Press/Folhapress)

O desembargador Federal I'talo Fioravanti Sabo Mendes, do TRF da 1ª região, suspendeu liminares que autorizaram entidades a importarem vacinas regulamentadas por agências internacionais. O Sindicato dos Motoristas do DF e Anamages obtiveram as autorizações.

O pedido para suspender as liminares foi feito pela União. Na decisão, o magistrado acatou alegação de que as decisões apresentam potencialidade para causar grave lesão à saúde pública, pois podem comprometer o objetivo primário do PNO de concentrar todos os esforços para a imunização de todas as pessoas inseridas no grupo prioritário.

Segundo o desembargador, as liminares podem, ainda, violar a equidade e a universalidade no acesso à vacina, prejudicar a coordenação do PNO, uma vez que não será possível que os órgãos competentes acompanhem e fiscalizem o processo de vacinação a ser levado a efeito pelo sindicato e comprometer a credibilidade do Programa.

"Não se apresenta, assim, com a licença de posicionamento diverso, como juridicamente admissível ao Poder Judiciário que, como regra geral, ao exercitar o controle jurisdicional das políticas públicas, possa interferir, decisivamente, na sua formulação, execução e/ou gestão, quando inexistentes seguros elementos de convicção aptos a configurar a ilegalidade ou inconstitucionalidade - inclusive por omissão - na atuação do Poder Executivo."

  • Processo: 1008586-09.2021.4.01.0000

Veja a decisão.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...