MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Vereadores não precisam criar Ministério Público de contas
Tribunal de Contas

STF: Vereadores não precisam criar Ministério Público de contas

Segundo os ministros, não há um Judiciário municipal e nem um Ministério Público municipal e, por essa razão, não haveria como se criar um MP municipal próprio para o Tribunal de Contas.

Da Redação

quinta-feira, 25 de março de 2021

Atualizado às 14:46

Por unanimidade, o plenário do STF decidiu que não está caracterizada a omissão inconstitucional da câmara de vereadores e do Tribunal de Contas do município de São Paulo em criar, instituir e regulamentar o funcionamento do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas municipal. A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira, 25, durante sessão plenária.

 (Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

(Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

O pedido

Na ação, a PGR pede que o STF determine ao TCM/SP e à Câmara Municipal paulistana que procedam à adequação da legislação municipal ao modelo estabelecido na Constituição Federal. Segundo a PGR, não há Ministério Público especial na estrutura do TCM-SP, o que impede o regular exercício do controle externo atribuído aos Tribunais de Contas.

Inconstitucionalidade

Em breve voto, a ministra Cármen Lúcia, relatora, não há a obrigação e possibilidade de criar um Ministério Público municipal para o Tribunal de Contas, motivo pelo qual julgou improcedente a demanda. A ministra explicou que não há um Judiciário municipal e nem um MP municipal e, por essa razão, não haveria como se criar um MP municipal próprio para o Tribunal de Contas. 

Posteriormente, o presidente Fux questionou aos pares se algum ministro teria divergência sobre o tema, já que o STF tem inúmeros acórdãos no mesmo sentido. Nenhum ministro apresentou divergência e o resultado foi proclamado no sentido de improcedência da ação. 

  • Processo: ADPF 272

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA