MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MDA pede investigação de conselheiro do Carf que intimidou colegas
Carf

MDA pede investigação de conselheiro do Carf que intimidou colegas

O Movimento de Defesa da Advocacia disse que a ameaça exercida sobre os colegas desvirtua a função primordial do conselheiro que é "assegurar à sociedade imparcialidade e celeridade na solução de litígios tributários".

Da Redação

quarta-feira, 7 de abril de 2021

Atualizado em 8 de abril de 2021 07:11

O MDA - Movimento de Defesa da Advocacia pleiteou a instauração de processo administrativo ético disciplinar em face do conselheiro Lázaro Antonio Souza Soares, auditor-fiscal da Receita Federal Brasil e presidente da 1ª turma ordinária da 4ª Câmara da 3ª Seção do CARF - Conselho Administrativo de Recursos Fiscais.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

(Imagem: Reprodução/Youtube)

O MDA alegou que, durante julgamento de processo pela turma, no dia 25 de março, o presidente, Conselheiro Lázaro Antonio Souza Soares, ao discordar da existência de um distinguishing levantado por três outros conselheiros, (Leonardo Ogassawara de A. Branco, Fernanda Kotzias e Mariel Orsi Gameiro) os ameaçou, informando que, apesar da fundamentação que haviam levantado em relação às suas razões para fazer o distinguishing, os representaria à direção do Carf.

Na sequência da discussão os conselheiros que foram intimidados informaram que, apesar da ameaça sofrida, manteriam a fundamentação dos votos proferidos, mas que na parte dispositiva aplicariam, conforme obrigação imposta pelo presidente da turma, a súmula 11 do Carf.

A instituição destacou em seu pedido, que "a pressão e ameaça exercida sobre os conselheiros desvirtua a função primordial do conselheiro que é "assegurar à sociedade imparcialidade e celeridade na solução de litígios tributários", conforme missão expressa no site da instituição. Nesse sentido, o MDA requer que se apure e se puna condizentemente o Conselheiro Lázaro Antonio Souza Soares."

Leia o pedido do MDA na íntegra

No dia 7/4, o MDA protocolou representação para que o MPF instaure inquérito civil com o objetivo de apurar eventual improbidade administrativa por parte do conselheiro do Carf. 

Relembre o caso

----------

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA