MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Período reconhecido em ação deve ser computado em aposentadoria
Trabalhista

Período reconhecido em ação deve ser computado em aposentadoria

Magistrado reconheceu que a relação jurídica entre homem e banco tinha natureza empregatícia.

Da Redação

sexta-feira, 7 de maio de 2021

Atualizado às 12:47

A juíza Federal Andrea Basso, da 4ª vara Previdenciária de SP, declarou o direito de um homem de ter computado para fins de aposentadoria período reconhecido em ação trabalhista. Magistrado reconheceu que a relação jurídica entre o homem e banco tinha natureza empregatícia.

 (Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress)

(Imagem: Kevin David/A7 Press/Folhapress)

De acordo com os autos, o homem formulou o pedido administrativo de aposentadoria por tempo de contribuição até a data da entrada do requerimento foram computados 16 anos, 11 meses e 03 dias, sendo indeferido o benefício.

Diante disso, propôs ação em face do INSS pretendendo o cômputo de um período de trabalho reconhecido em ação trabalhista.

Ao analisar o caso, a magistrada observou que o juízo trabalhista julgou parcialmente procedente pedido do homem em ação para declarar vínculo dele com instituição financeira, bem como para condenar o reclamado no pagamento de determinados valores.

A magistrada ressaltou que a análise conjugada dos elementos de prova revelou que estão presentes os requisitos caracterizadores da relação de emprego, a saber, pessoalidade, não eventualidade, onerosidade e subordinação jurídica.

"Verifico que o acordo celebrado na Justiça do Trabalho incluiu o pagamento da contribuição previdenciária, razão pela qual não há prejuízo à autarquia."

Dessa forma, deu provimento para declarar o direito do homem à averbação do período pedido como exercido em atividade urbana comum.

O escritório Gimenes & Gonçalves Sociedade de Advogados atua no caso.

  • Processo: 5011514-85.2018.4.03.6183

Veja a decisão.

_______

t

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...