MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dando credibilidade ao facínora Cabral, PF quer investigar ministro
Investigação | STF

Dando credibilidade ao facínora Cabral, PF quer investigar ministro

PF toma como base a delação de Sergio Cabral, ex-governador do Rio, condenado a mais de 300 anos de prisão, que inexplicavelmente foi homologada.

Da Redação

terça-feira, 11 de maio de 2021

Atualizado às 19:55

Nesta terça-feira, 11, o jornal Folha de S.Paulo informou que a PF encaminhou ao STF um surpreendente pedido de abertura de inquérito para investigar o ministro Dias Toffoli sob a estapafúrdia alegação de um suposta e improvável venda de decisão judicial.

A reportagem do matutino afirma que, de acordo a delação do multicriminoso Sergio Cabral - inexplicavelmente aceita e homologada - Toffoli teria recebido R$ 4 milhões para beneficiar prefeitos do Estado do Rio de Janeiro em processos no TSE.

Ninguém está acima da lei, nem mesmo um ministro do Supremo. E todos, até eles, podem ser escrutinados e investigados. Todavia, é preciso que isso se dê com critérios.

É por isso que afirmamos logo acima que a delação foi "inexplicavelmente aceita e homologada". Tal adjetivação se justifica porque, como se sabe, Sergio Cabral foi condenado a mais de 300 anos, por inúmeros crimes. Ou seja, nessa situação, se pedirem para ele mugir, fará igual ou melhor que um boi. Se for preciso miar, será certamente o melhor dos gatinhos. Por essas e outras, não tem lógica alguma aceitar uma delação provinda desse tipo de cidadão, ainda mais nas condições em que se encontra.

Acresça-se ao ilogismo o fato de que, na qualidade de integrante do TSE, ministro Toffoli não poderia ter "vendido" decisão alguma, porque o tribunal é composto de 7 julgadores. Ou seja, ele representa apenas 14% da Corte. Nesse sentido, é uma conversa de leigo afirmar que o ministro teria vendido uma decisão.

Mas há mais. Quem conhece um mínimo de Brasília sabe que estas histórias, de gente dizendo que conhece beltrano e sicrano, são, infelizmente, rotineiras. No meio político, então, isso é lugar-comum. Dito isso, manda a prudência que não se deve dar ouvidos para algo assim. E se originada de alguém como o famigerado ex-governador, credibilidade alguma merece.

 (Imagem: Cassiano Rosário/Futura Press/Folhapress)

(Imagem: Cassiano Rosário/Futura Press/Folhapress)

A delação

A delação de Sergio Cabral foi homologada por Edson Fachin em fevereiro de 2020, que autorizou a abertura de diversos inquéritos. Naquela época, Toffoli era presidente do Supremo. É preciso lembrar, ainda, que a Lava Jato do Rio de Janeiro já tinha certos agastamentos com o ministro, que antes integrava a 2a turma do Supremo Tribunal Federal.  

Na delação firmada com a força-tarefa do RJ, Sergio Cabral teria dito, segundo o jornal Folha de S.Paulo, que os repasses indevidos envolvem o escritório da mulher de Toffoli, a advogada Roberta Rangel. A situação, neste ponto, é ainda mais descabida, uma vez que a advogada Roberta Rangel é reconhecida em Brasília, e não atua nas Cortes onde o ministro exerce a judicatura. Neste sentido, salta aos olhos a inverdade. 

Manifestação

Para o jornal Folha de S.Paulo, o ministro Toffoli afirmou, por meio da assessoria, não ter conhecimento dos fatos mencionados e disse que jamais recebeu os supostos valores ilegais. Toffoli refutou a possibilidade de ter atuado para favorecer qualquer pessoa no exercício de suas funções.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...