MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empregado ligado a cooperativa fora da categoria não tem estabilidade
Trabalho

Empregado ligado a cooperativa fora da categoria não tem estabilidade

Para o TRT-5, o empregado de categoria diferenciada, eleito dirigente de cooperativa, só goza de estabilidade se a sociedade cooperativa representar interesses dos empregados da categoria profissional para o qual foi eleito dirigente.

Da Redação

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Atualizado às 08:36

O empregado de categoria diferenciada, eleito dirigente de cooperativa, só goza de estabilidade se a sociedade cooperativa representar interesses dos empregados da categoria profissional para o qual foi eleito dirigente. Este foi o entendimento fixado pela 1ª turma do TRT da 5ª região em caso envolvendo um propagandista vendedor de uma indústria farmacêutica.

 (Imagem: Freepik)

(Imagem: Freepik)

Entenda o caso

Na origem, o autor da ação sustentou que foi admitido como propagandista em 2016 e dispensado sem justa causa em 2019, quando ainda exercia o cargo de diretor de marketing da COOHVENP - Cooperativa Habitacional dos Vendedores Promotores, Vendedores Viajantes Do Comércio E Propagandas Da Bahia, representativa de sua categoria profissional. Ele alegou ser detentor de estabilidade no emprego por força do disposto no artigo 55 da lei 5.764/71, de modo que seria imperiosa a sua reintegração.

O pleito do empregado foi atendido na sentença, anulando a sua despedida.

Contra essa decisão, a indústria farmacêutica recorreu. A empresa alegou que a COOHVENP, para a qual foi o reclamante eleito dirigente, não representa os seus empregados, havendo, na mesma base territorial, com mesma finalidade, a COOPROBA - Cooperativa Habitacional dos Empregados Propagandistas, Propagandistas Vendedores e Vendedores Farmacêuticos da Bahia, abrangendo a primeira tão somente os vendedores e propagandistas de produtos farmacêuticos do comércio e não aqueles relacionados à sua atividade que é indústria farmacêutica.

O relator do recurso, desembargador Luiz Roberto Mattos, ponderou que quando a lei 5.764/71, no art. 55, concede aos empregados dirigentes de cooperativas, por equiparação aos representantes sindicais, também vincula a representação da cooperativa à atividade da categoria profissional, tal qual se dá nos sindicatos.

"Entendimento contrário permitiria que o empregado se vinculasse a qualquer cooperativa que não tivesse qualquer relação com a atividade do seu empregador, tornando-se dirigente e detentor de estabilidade."

Para o magistrado, o reclamante é empregado de categoria diferenciada, na indústria farmacêutica, logo, como dirigente da COOHVENP, não representa a categoria dos empregados da reclamada.

"Por conseguinte, não há que se falar em estabilidade provisória e reintegração ao emprego, sendo improcedentes todos os pedidos formulados na exordial."

Atuaram na causa os advogados Antonio Galvão Peres e Flávio de Sena Volpon, do escritório Robortella e Peres Advogados.

  • Processo: 0000242-08.2019.5.05.0008

Veja o acórdão.

______

t

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...