MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Terceirização: TRT-9 afasta vínculo de profissionais com hospital
Sem vínculo

Terceirização: TRT-9 afasta vínculo de profissionais com hospital

Desembargadores consideraram jurisprudência do STF e validaram terceirização dos profissionais de saúde por hospital.

Da Redação

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Atualizado às 16:36

É lícita terceirização de atividade-fim, salvo se comprovada fraude. Sob este entendimento a 6ª turma do TRT da 9ª região confirmou anulação de autos de infração emitidos pelo Ministério da Economia contra hospital nos quais a fiscalização reconheceu vínculo de emprego de profissionais contratados como autônomos ou PJ.

 (Imagem: Freepik)

TRT-9 julga lícita terceirização e anula vínculo entre profissionais da saúde e hospital.(Imagem: Freepik)

A Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro (Hospital Pequeno Príncipe) sofreu fiscalização, situação em que foi reconhecido vínculo de emprego entre o hospital e profissionais como médicos, psicólogos e fisioterapeutas contratados como prestadores de serviços autônomos ou pessoa jurídica.

O relator, desembargador Francisco Roberto Ermel, destacou que a terceirização de atividade-fim deixou de ser ilícita somente por tal circunstância, salvo casos de comprovada fraude. Ele ainda citou jurisprudência do STF neste sentindo (RE 958.252 e ADPF 324).

"Mesmo em caso de prestação de serviços ligados à atividade-fim, a terceirização, segundo referida decisão do excelso STF, deixou de ser ilícita somente por tal circunstância, passando a ser lícita em princípio, salvo casos de comprovada fraude, nos termos do artigo 9º da CLT, o que não é o caso."

Ressaltou, por fim, que a prova produzida nos autos foi suficientemente esclarecedora a respeito da inexistência de subordinação e pessoalidade na dinâmica de trabalho dos atendimentos médicos do hospital, bem como existência de grande autonomia de cada equipe e cada profissional.

O Hospital Pequeno Príncipe foi defendido pela banca Szazi, Bechara, Storto, Reicher e Figueirêdo Lopes Advogados

______________

t

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...