MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Gilmar Mendes: Narrativa de "bandido x herói" não serve à Justiça
Bem x Mal

Gilmar Mendes: Narrativa de "bandido x herói" não serve à Justiça

Fala se deu em julgamento de ações penais contra ex-deputado André Moura. Ministro destacou que discurso maniqueísta é típico de estados totalitários.

Da Redação

quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Atualizado às 18:28

Ministro Gilmar Mendes afirmou, na sessão plenária desta quarta-feira, 29, que "narrativas maniqueístas não servem à Justiça". A fala se deu em julgamento de ações penais contra o ex-deputado André Moura, que responde por peculato e desvio de recursos públicos.

Em seu voto, após fazer esclarecimentos, o ministro observou que o colegiado não estava diante da narrativa de "bandidos x heróis" - a qual, pontuou, é típica de estados totalitários.

"Faço esses esclarecimentos para que não se imagine que estamos diante de uma típica narrativa de bandidos contra heróis, do bem contra o mal. Essas narrativas maniqueístas não servem ao processo penal, não servem à Justiça, mas aos julgamentos panfletários e populistas que todos nós deploramos, normalmente marcas de estados totalitários."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP