MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PGR diz que Bolsonaro iniciou convocações para o 7 de setembro
Manifestações

PGR diz que Bolsonaro iniciou convocações para o 7 de setembro

Esta é a primeira vez que o presidente é citado nominalmente dentro do inquérito que investiga atos antidemocráticos.

Da Redação

sexta-feira, 1 de outubro de 2021

Atualizado às 08:34

Foi o presidente Jair Bolsonaro quem deu início às convocações para as manifestações antidemocráticas ocorridas no dia 7 de setembro, data da Independência do Brasil. Isso é o que afirma a PGR em documento enviado ao STF. Segundo a Procuradoria, foi após uma manifestação do presidente que a organização dos atos começou.

De acordo com o jornal O Globo, que teve acesso ao documento, esta é a primeira vez que Bolsonaro é citado nominalmente dentro do inquérito que investiga os atos antidemocráticos, que tramita em sigilo no STF e é relatado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Não fica claro, porém, se o presidente é investigado neste caso, nem quais seriam os eventuais crimes cometidos por ele em função de seu vínculo com os atos.

 (Imagem: Marcos Corrêa/PR)

Bolsonaro durante desfile no dia 7 de setembro.(Imagem: Marcos Corrêa/PR)

No documento, a subprocuradora-geral da República Lindôra Araújo, responsável pelo caso, teria afirmado que a convocação para ataques às instituições democráticas teve início no dia 15 de agosto, quando Bolsonaro teria divulgado uma mensagem para seus contatos no WhatsApp defendendo a organização de um "contragolpe" às manifestações contrárias ao seu governo.

Segundo O Globo, a PGR cita essa divulgação como sendo uma "entrevista" dada pelo presidente.

"A princípio, a organização da realização de prováveis atos de ataque à democracia e às instituições iniciou-se com entrevista do presidente da República informando que haveria 'contragolpe' aos atos entendidos como contrários à sua gestão, em 15 de agosto do presente ano", escreveu Lindôra.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...