MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carrefour deverá prestar contas a lojista locatário
Locação de Imóvel

Carrefour deverá prestar contas a lojista locatário

Juiz de SP observou que o locatário arca com todos os pagamentos, todavia não recebe a prestação de contas por parte do hipermercado.

Da Redação

domingo, 10 de outubro de 2021

Atualizado às 07:55

Uma agência de viagens e turismos, inquilina de um box de locação na rede de supermercados Carrefour, entrou na Justiça contra o hipermercado para pedir o esclarecimento de valores do contrato referentes aos encargos condominiais e taxas administrativas. O juiz Direito Luís Fernando Cardinale Opdebeeck, da 2ª vara Cível do TJ/SP, atendeu o pedido do lojista e determinou que o mercado preste contas desde março de 2018.

Na Justiça, a autora alegou que ocupou o espaço entre 2010 e 2021, e que nesse período teriam sido cobradas mensalidades referentes a taxa administrativas e requisitos alugatórios, "sem que jamais fosse esclarecido como foram apurados os valores exigidos." O contrato terminou em razão das sucessivas renovações do ajuste.  

 (Imagem: Pexels)

Carrefour deverá prestar contas à lojista locatário(Imagem: Pexels)

Obrigação de prestação de contas

O juiz observou que o lojista vem arcando com o pagamento de taxa de administração e encargos condominiais, durante todo esse período "sem que nunca lhe tenham sido prestadas contas a respeito da apuração do quantum dessas verbas".

O magistrado, então, concluiu que o período a ser abrangido pela prestação de contas é de três anos, contados retroativamente do ajuizamento da ação, que ocorreu em março de 2021, "pois eventuais diferenças anteriores a esse período devidas a uma ou outra parte já foram alcançadas pela prescrição".

Sendo assim, o magistrado condenou o hipermercado a prestar as contas relativas à taxa de administração e encargos condominiais desde março de 2018, instruídas com todos os documentos necessários.

O escritório MSA Advogados e Partners atuou no caso.

Leia a sentença.

______________

t

Patrocínio

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...