MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz pede desculpa por atraso de 10 anos para processo ser julgado
Esqueceram de mim?

Juiz pede desculpa por atraso de 10 anos para processo ser julgado

O magistrado "rogou escusas" às partes, "porque até agora a Justiça não entregou aquilo que dela se esperava neste caso". O caso tratava de uma nomeação em concurso público feito em 2007.

Da Redação

terça-feira, 9 de novembro de 2021

Atualizado às 18:40

O juiz de Direito Natan Figueredo Oliveira, da Paraíba, pediu desculpas às partes de um processo em razão da demora do julgamento do feito: 10 anos e 7 meses. Na decisão, o juiz cita pensamento de Rui Barbosa, o qual diz o seguinte:

"Justiça tardia não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta."

 (Imagem: Unsplash)

Processo demorou 10 anos e 7 meses para ser julgado. Juiz pediu desculpas. (Imagem: Unsplash)

Mandado de segurança

Em 2007, um homem impetrou mandado de segurança contra o município de Uiraúna, na Paraíba, contando que prestou um concurso para o cargo de fisioterapeuta. O edital previa duas vagas para o cargo e o concurseiro ficou em 2º lugar. Acontece que apenas o candidato que passou em 1º lugar foi nomeado.

Na Justiça, então, ele pediu a concessão de ordem para determinar ao município a sua "imediata" nomeação e posse no cargo de fisioterapeuta.

Depois do pedido, veio um longo caminho percorrido no processo:

  • O magistrado à época relegou a apreciação da liminar para momento posterior às informações da autoridade coatora;
  • Posteriormente, o juiz determinou a intimação do impetrante para manifestar interesse no prosseguimento do feito;
  • Em seguida, o magistrado à época determinou a suspensão do feito até o trânsito em julgado do julgamento de ação civil pública envolvendo o certame;
  • ...

Passaram-se 10 anos e 7 meses.

"Escusas"

Ao apreciar o caso, o juiz Natan Figueredo Oliveira pediu desculpas às partes, "porque até agora a Justiça não entregou aquilo que dela se esperava neste caso".

"Apesar de o processo ter tramitado originariamente em outro juízo, chamo a atenção para tal circunstância com a intenção de que se evite a reprodução desse cenário de atraso e também para rogar escusas às partes, porque até agora a Justiça não entregou aquilo que dela se esperava neste caso"

Ao iniciar seu voto, o magistrado registrou como o Judiciário está assoberbado: o Brasil tem hoje um acervo de 75,4 milhões de processos; a tramitação de um processo dura em média de 5 anos e 11 meses na Justiça estadual, sem contar o eventual tempo de tramitação em tribunais superiores ou na fase de execução. "Não é oportuno discutir aqui os fatores, causas e correlações de tal realidade", afirmou.

Mesmo com a grande quantidade, o juiz invocou pensamento de Rui Barbosa, o qual já disse: "Justiça tardia é injustiça".

Agora sim, pedido atendido

Depois de fazer os registros sobre o atraso do Judiciário, o magistrado concedeu a segurança para determinar que o município nomeie o impetrante, em até cinco dias, e o emposse no cargo de fisioterapeuta.

Para o juiz, não há dúvida de que o candidato tem direito líquido e certo de assumir o cargo público para o qual foi aprovado.

Leia a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA