MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF julgará consulta pública para vacinação de crianças
Vacinação | Crianças

STF julgará consulta pública para vacinação de crianças

A consulta pública vai até o dia 2 de janeiro. A ação está sob relatoria da ministra Cármen Lúcia.

Da Redação

quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Atualizado às 14:50

Dos dias 23/12/21 a 2/1/22, a secretaria extraordinária de enfrentamento à covid-19, do ministério da Saúde, realiza consulta pública para esclarecimentos quanto à vacinação de crianças de 5 a 11 anos. A validade dessa consulta pública será analisa pelo Supremo, por meio de ação ajuizada pela CNTM - Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

De acordo com o governo, o objetivo da consulta pública é informar e conhecer as dúvidas da população acerca da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com a finalidade de obter subsídios e informações da sociedade para o processo de tomada de decisões. 

 (Imagem: Antonio Molina | Folhapress)

(Imagem: Antonio Molina | Folhapress)

Segundo a CNTM, não é cabível que o Poder Executivo pretenda adiar a vacinação à população entre cinco e 11 anos a pretexto de querer ouvir a população, depois de mais de 600 mil mortes e de estudos mundialmente acatados, inclusive recomendação da OMS e autorização da Anvisa.

A Confederação argumenta que a obrigatoriedade de vacinação das crianças e dos adolescentes deve fazer parte das medidas públicas de prevenção e de contenção da pandemia, tendo em vista que, além do imperativo de solidariedade social, o grupo dessa faixa etária é vetor da doença, "fator ainda mais agravante à população, considerando-se o momento de iminente retorno às aulas presenciais".

Com essas razões, a confederação pede que o Supremo declare a nulidade da consulta pública e de todos os atos decorrentes e que determine à União que torne obrigatória a vacina de crianças e adolescentes, incluindo-a, com urgência, no Plano Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde.

A ação é patrocinada por GBSA - Gonçalves e Bruno Sociedade de Advogados.

  • Processo: ADPF 929

________

t

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA