MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Nova diretoria da OAB/SP toma posse nesta segunda-feira
OAB/SP | Posse

Nova diretoria da OAB/SP toma posse nesta segunda-feira

Sob a presidência de Patricia Vanzolini, tomam posse os diretores da OAB/SP e da CAA/SP.

Da Redação

segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

Atualizado às 10:07

Nesta segunda-feira, 3, toma posse a nova diretoria da OAB/SP. Sob a presidência de Patricia Vanzolini, tomam posse os diretores da OAB e da CAASP, às 16h. A presidente eleita já anunciou cinco medidas iniciais da gestão.

 (Imagem: Reprodução)

Chapa eleita na OAB/SP toma posse.(Imagem: Reprodução)

Segundo Patricia, a chapa vencedora assume sob fortes expectativas de mudança e vai trabalhar muito "para transformar a OAB e implementar o programa que foi eleito nas urnas".

As medidas anunciadas são:

- Eleições diretas na OAB Nacional: OAB/SP oficiará ao Conselho Federal para que seja levado ao pleno o Projeto de Lei 1963/2015, de autoria de Bruno Covas, que altera o Estatuto da Advocacia para adotar o voto direto para eleição do presidente;

- Convênio com o Sebrae, cujo protocolo será assinado no dia 4/01, para capacitação de advogados e advogadas em planejamento estratégico, finanças, marketing jurídico e gestão de escritório, cursos que serão incluídos no programa "Anuidade de volta", bem como instalação de espaços colaborativos (coworkings) e de acesso à tecnologia no interior;

- Edital para preenchimento das duas vagas abertas para o Quinto Constitucional no Tribunal de Justiça implementando regras de paridade e equidade racial nas listas sêxtuplas;

- Formação de Grupo de Trabalho com a Defensoria Pública para rever e atualizar o convênio da Assistência Judiciária.

Como quinta medida, foram anunciados os primeiros presidentes de comissões e núcleos, cuja missão será conduzir as pautas temáticas e fortalecer a OAB no debate público. Confira:

  • Tecnologia e Inovação: Ronaldo Lemos;
  • Direitos da Criança e Adolescente: Isabella Henriques;
  • Quinto Constitucional: Cecília Mello;
  • Política Criminal e Penitenciária: Marina Dias;
  • Orçamento, Governança e Integridade: Lígia Maura Costa;
  • Direitos Humanos: Priscila Akemi Beltrame;
  • Igualdade Racial: Irapuã Santana;
  • Litigância Estratégica: Danyelle Galvão;
  • Diversidade Sexual e de Gênero: Heloísa Alves;
  • Privacidade e Proteção de Dados: Solano de Camargo;
  • Prerrogativas: Luiz Fernando Pacheco;
  • Mulher Advogada: Isabela Castro;  
  • Legislação, doutrina e jurisprudência: Kelly Greice Moreira;
  • Direito Constitucional: Fábio Paulo Reis de Santana;
  • Pessoas com Deficiência: Mizael Conrado;
  • Assistência Judiciária: Jorge Andreotti.

A Escola Superior da Advocacia contará com Carlos Eduardo Camillo e Oscar Vilhena Vieira, enquanto Thiago Amparo será consultor em direitos fundamentais. Para Leonardo Sica, vice-presidente e responsável pelas comissões, "estamos montando um time capaz de realizar o projeto de mudança, são advogados e advogadas com representatividade, disposição e trabalhos públicos de referência em cada área".

Relembre

Maria Patricia Vanzolini Figueiredo foi eleita presidente da OAB/SP para o próximo triênio, de 2022 a 2024, em 25/11/21. O pleito foi realizado nesta quinta-feira, 25. Patricia será a primeira mulher a dirigir a seccional paulista, que é a maior do país, com 333 mil advogados.

Patricia Vanzolini é fundadora e diretora do Movimento 133 - M133. Possui graduação, mestrado e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Foi vice-presidente da Associação dos Advogados Criminalistas de São Paulo - ABRACRIM-SP e sócia do Escritório  Brito e Vanzolini Advogados Associados.

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Damásio Educacional. Autora de obras como "Manual de Direito Penal", pela editora Saraiva, e o mais recente "Teoria da Pena: Sacrifício, Vingança e Direito Penal", publicado pela editora Tirant Brasil, entre outros.

Veja a fala da presidente eleita no recente debate entre os candidatos realizado por Migalhas em parceira com o MDA.

Com a palavra, a presidente

"Com a alegria e a honra de ser escolhida a primeira mulher a presidir a OAB de São Paulo, venho agradecer em nome de todos os integrantes da Chapa 14 - Muda OAB o histórico apoio recebido pela advocacia paulista à nossa chapa. Mais do que representar a primeira mulher no comando da maior seccional do país, reconheço o peso da responsabilidade que é reconstruir a OAB com meu compromisso de atuar na defesa intransigente das prerrogativas de todos os advogados e da valorização da profissão, do primeiro ao último dia de meu mandato. O momento é de união e responsabilidade, com o compromisso de atuar para todos os advogados, independentemente da chapa que eles defenderam neste pleito."

Vice-presidente

Leonardo Sica, eleito vice-presidente, formou-se na Faculdade de Direito da USP, mestre e doutor em Direito Penal e sócio do escritório Sica Advocacia. Foi presidente da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo entre 2015 e 2016, membro da Comissão Nacional de Prerrogativas da OAB no biênio 2017-2018 e conselheiro do CIEE - Centro de Integração Empresa Escola.

É também um dos fundadores do Movimento 133, criado com o objetivo de valorizar a advocacia e fortalecer a profissão como meio de acesso à justiça.  Sica é autor dos livros "Justiça restaurativa e mediação penal" (2002) e "Direito penal de emergência e alternativas à prisão" (2007). Além disso, é coautor do Código Penal Interpretado da Editora Manole (2011), do livro Reforma Criminal (Revista dos Tribunais, 2004) e do Dicionário Brasileiro de Direito Constitucional (Saraiva, 2007), entre outras publicações.

Chapa Muda OAB/SP

Confira a composição da chapa vencedora:

Secretária-Geral: Daniela Marchi Magalhães

Secretário-Geral Adjunto: Dione Almeida Santos

Tesoureiro: Alexandre de Sá Domingues

Presidente da CAA: Adriana Galvão Moura Abilio

Vice-Presidente da CAA: Domingos Assad Stocco

Conselho Federal - Titulares: Alberto Zacharias Toron, Carlos José Santos da Silva, Silvia Virginia Silva de Souza

Conselho Federal - Suplentes: Alessandra Benedito, Daniela Campos Liborio, Helio Rubens Batista Ribeiro Costa

Toron e Carlos José (Cajé) retornam ao Conselho Federal, do qual já fizeram parte em mandatos anteriores, e Daniela Libório foi reeleita, pois compõe atualmente o CFOAB.

OAB/SP

Fundada em 22 de janeiro de 1932, a OAB/SP é a maior secional do Brasil, com mais de 450 mil profissionais inscritos, quase 5 mil estagiários e 33 mil sociedades inscritas. Mantém 120 comissões atuantes, entre permanentes e especiais, que desenvolvem trabalhos de estudo e aperfeiçoamento da legislação, além de zelar pela advocacia paulista e pelos cidadãos. São 915 postos de atendimento espalhados por todo o Estado, incluindo a seccional e as 253 subseções, e 241 pontos de certificação digital. 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...