MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Aposta de senadores é que reforma tributária seja votada em fevereiro
PEC 110/19

Aposta de senadores é que reforma tributária seja votada em fevereiro

Idealizador da proposta acredita que mudança será benéfica para a Economia do país.

Da Redação

segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Atualizado às 16:14

A reforma tributária idealizada na PEC 110/19 deve estar na pauta da primeira reunião de 2022 na CCJ após o recesso. A expectativa do presidente da Comissão, senador Davi Alcolumbre, é que a matéria esteja pronta para deliberação dos 81 senadores ainda em fevereiro.

A intenção é que a leitura do relatório de Roberto Rocha seja feita no começo do mês que vem. O texto prevê a "unificação da base tributária do consumo", com criação de um imposto sobre valor agregado (IVA) dual, ou seja, um IVA para a União com a unificação de IPI, PIS e Cofins, chamado de contribuição sobre bens e serviços (CBS), e um IVA para Estados e municípios, unificando ICMS e ISS, com o nome de imposto sobre bens e serviços (IBS).

Alcolumbre destacou que os senadores têm o direito de pedir vista, mas garantiu que encaminhará a proposta ao plenário com urgência. O procedimento é fruto de acordo entre Davi, Roberto Rocha e o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco.

 (Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Senadores Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco afirmam que reforma tributária será analisada logo após o fim do recesso.(Imagem: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Mudança benéfica

O economista e ex-deputado Luiz Carlos Hauly, idealizador da proposta de reforma tributária, acredita que as novas regras de cobrança de impostos no Brasil devem ser aprovadas até março. Ele destacou que o relator, o senador Roberto Rocha, está preparado para fazer a defesa da medida, e que a aprovação será "altamente benéfica" para a economia brasileira de 2022, sinalizando para um novo momento econômico no Brasil. A declaração se deu em entrevista ao portal Brasil 61.

Ao defender a proposta, o tributarista disse que, da forma como estão sugeridas as mudanças no texto, os Estados deixariam de competir injustamente entre si e haverá evolução econômica em todas as regiões do Brasil.

"A PEC 110 sendo aprovada, acaba com a guerra fiscal. Ao acabar com a guerra fiscal, elimina R$ 300 bilhões por ano, que são incentivos fiscais contidos nos preços dos bens e serviços, tanto dos impostos municipais e estaduais, ISS e ICMS, como dos tributos Federais, cmo IPI, PIS e Cofins."

Para ele, além de equilibrar a arrecadação em todos o país, a reforma tributária garante que os entes federados não percam dinheiro, uma vez que o sistema de cobrança sugerido ajuda na redução de fraudes.

"A cobrança será nacional, única, automática e em tempo real. A cada compra e venda no Brasil, o imposto será retido no ato da compra e da venda."

Cenário para 2022

Com tantas mudanças à vista, o tema gera dúvidas. O que pode ser feito no cenário econômico? Como fica a recuperação das empresas no pós-pandemia? E os precatórios, securitização da dívida ativa e questões tributárias decorrentes da PEC 23/2021?

Para esclarecer a todas elas, Migalhas preparou o evento Reforma Tributária e Cenário para 2022Estarão presentes renomados especialistas. O encontro será online no dia 2 de fevereiro, das 9h às 13h.

A coordenação é do advogado e professor de Direito Financeiro da USP Heleno Taveira Torres.

  • Para ver a programação completa e inscrever-se, basta clicar aqui.

 (Imagem: Arte Migalhas)

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...