MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro do STJ suspende investigação contra André Clemente, do TC/DF
Foro

Ministro do STJ suspende investigação contra André Clemente, do TC/DF

Autos devem ser remetidos à Corte Superior para analisar se o investigado tem foro por prerrogativa de função.

Da Redação

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Atualizado às 16:15

O ministro Raul Araújo, do STJ, determinou a suspensão de investigação que tem como alvo André Clemente Lara de Oliveira, conselheiro do Tribunal de Contas do DF, até que a Corte Superior análise de quem é a competência para julgar o caso.

 (Imagem: Lucas Pricken)

Ministro Raul Araújo suspende investigação contra André Clemente, do TC/DF.(Imagem: Lucas Pricken)

A apuração é de superfaturamento no Brasília Iluminada - decoração de Natal da Esplanada dos Ministérios, que tem como um dos alvos o ex-secretário da Economia e atual conselheiro do TC André Clemente.

A acusação é de vícios nos procedimentos administrativos na secretaria de Economia, à época comandada por ele. No início deste mês, foram cumpridos mandados de busca e apreensão no Tribunal de Contas do DF e em sua residência, os quais foram autorizados pelo juízo da 1ª vara criminal de Brasília.

Em reclamação à Corte Superior, o investigado apontou usurpação de competência do STJ ante a prerrogativa de foro que detém em razão no cargo no TC.

Na decisão, o ministro destacou que, na primeira decisão do juízo de 1º grau, pode ter havido eventual usurpação de competência acidental. Mas, em um segundo momento, o próprio juízo cita o cargo no Tribunal de Contas - onde inclusive autorizou diligências, mas considera que somente eventuais crimes que tenham relação com o cargo atraem competência decorrente do foro por prerrogativa de função.

O ministro destacou que cabe ao próprio STJ a análise de sua competência, quando houver dúvida, como é o caso concreto. Assim, caberia ao juiz de primeiro grau remeter os autos à Corte para apreciação.

"Tudo está a indicar certa probabilidade de ter havido usurpação de competência do STJ", pontuou. Deferiu, portanto, liminar, determinando a suspensão dos feitos investigativos em curso perante o juízo da 1ª vara Criminal de Brasília e o MP/DF e a remessa dos autos à Corte para apreciação de competência.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...