MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juíza cria entraves para atender advogados e TJ/SP aplica advertência
Magistratura

Juíza cria entraves para atender advogados e TJ/SP aplica advertência

Órgão Especial apontou violações à Loman, e a regras internas do tribunal sobre atendimento digital.

Da Redação

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Atualizado em 2 de março de 2022 09:06

O Órgão Especial do TJ/SP decidiu, na sessão desta quarta-feira, 23, aplicar a pena de advertência à juíza de Direito Daniela Bortoliero Ventrice, da 3ª vara da Família e Sucessões de Sorocaba/SP, por criar entraves para atender advogados.

O processo administrativo disciplinar foi instaurado contra a magistrada em julho do ano passado, depois de a Corregedoria da Corte receber acusações contra a magistrada por não receber advogados, conforme determina a Loman. Ela só atenderia se comparecessem os patronos de todas as partes. À época, o então corregedor, desembargador Ricardo Anafe, destacou que "a juíza, de fato, cria entraves, fora do sistema legal, para o não atendimento de advogados. Isso é um problema muito sério".

O relator, desembargador Costabile e Solimene, interpretou como "obstáculos" mensagens enviadas pela magistrada para rejeitar o atendimento de advogados, e destacou que o contato com os causídicos não colocaria em perigo a imparcialidade só pelo fato de a audiência virtual não contar com a participação da parte contrária.

Para ele, houve violação à Loman e ao comunicado CG 264/20, que implantou o regime de teletrabalho na Corte e o atendimento virtual de advogados. O magistrado votou, assim, pela parcial procedência do PAD e aplicação da pena de advertência, no que foi seguido pela maioria.

Ficaram vencidos os desembargadores Poças Leitão e Felipe Ferreira, que votaram pela improcedência, e o desembargador Damião Cogan, que votou pela pena de censura. 

  • Processo: PAD 27.724/2021

Justiça de Sorocaba

Não é a primeira vez que uma vara de Família de Sorocaba/SP recebe críticas. Em julho de 2021, um pai que move processo para obter a guarda do filho contratou um outdoor para chamar a atenção da 2ª vara de família do município, reclamando de morosidade. Relembre o caso.

 (Imagem: Reprodução)

Pai contrata outdoor para chamar a atenção da vara de Família de Sorocaba/SP.(Imagem: Reprodução)

Meses antes, em março do ano passado, a OAB de Sorocaba havia oficiado a 2ª vara pedindo providências relacionadas ao impulsionamento dos processos que tramitam na unidade, e já reclamava pela a realização de atendimento telepresencial de advogados. 

No despacho, a Ordem diz que, com a suspensão de atendimentos presenciais, esperava-se aumento da produtividade, "mas o que se constata é o oposto". 

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA