MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Análise: Crise econômica chama atenção para insolvência em cascata
Inadimplência

Análise: Crise econômica chama atenção para insolvência em cascata

"Área de Recuperação de Créditos ganha destaque, com aposta na tecnologia", avalia a advogada Renata Martins Belmonte, do escritório Albuquerque Melo.

Da Redação

quarta-feira, 9 de março de 2022

Atualizado às 12:23

Após dois anos de pandemia, o Brasil começava a esboçar uma reação em seus principais setores econômicos. A deglagação da guerra na Europa, no entanto, trouxe novas incertezas àquelas já existentes, deixando de herança um longo caminho de recuperação pela frente. A advogada Renata Martins Belmonte, líder de equipe da área de Recuperação de Créditos do Albuquerque Melo Advogados avalia que "os impactos de sucessivas crises ainda permanecem imprevisíveis, mas fato é que ocorreu um aumento nas inadimplências e, portanto, dos créditos a se recuperar."

 (Imagem: Pexels)

Crise econômica desperta atenção de credores para risco de insolvência em cascata.(Imagem: Pexels)

Mais estratégica do que nunca, a existência de um especialista que identifique patrimônios dos devedores e trace alternativas viáveis para satisfação do crédito tornaram-se cruciais.

"Neste contexto, performam melhor as empresas que, contando com parceiros estratégicos, e que baseadas em dados e em investigação, possuem capacidade de tomar decisões preditivas e proativas."

Segundo ela, a crise econômica acende o alerta dos credores para a necessidade de se prevenir a inadimplência e a insolvência dos negócios.

"Daí, estratégias especializadas e direcionadas que evitem, por exemplo, desvio de ativos e ocultação de patrimônios, são ainda mais importantes."

Nesse sentido, a tecnologia tornou-se a principal aliada do credor.

"Como último avanço, na esfera judicial, podemos citar a inovação da pesquisa reiterada do SisbaJud, conhecida popularmente por teimosinha. Mas não é só. O Conselho Nacional de Justiça tem feito diversas parcerias, que resultaram em inovações para a área. O SisbaJud é uma delas, já que nasceu da parceria do CNJ, Procuradoria Geral e Banco Central. Temos, ainda, o sistema SIMBA, o Bacen CCS, a CNIB. Todas essas ferramentas estão à disposição do credor, bastando que ele saiba o momento exato de pleitear cada uma."

No âmbito extrajudicial, o desenvolvimento tecnológico também abriu o leque de opções, especialmente para as ferramentas de coletas de dados gerais. "Mas é fundamental entender quais as melhores e qual o uso ideal de cada uma delas para se alcançar a efetividade."

"O Poder Judiciário tende a ser resistente em conceder medidas restritivas que saiam do padrão, sempre pautados no princípio da execução menos danosa ao devedor, descuidando do fato de que a execução serve, justamente, para que o credor possa perseguir um crédito não adimplido voluntariamente."

Ela ainda ressalta que é preciso conhecer bem o mercado de atuação do cliente para encontrar as melhores soluções de recuperação de créditos.

_______________

t

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA