MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cármen Lúcia dá prazo para Bolsonaro explicar acusações a procuradora
Notificado

Cármen Lúcia dá prazo para Bolsonaro explicar acusações a procuradora

No STF, a procura Monique Checker questiona acusações de que ela teria forjado provas contra ele.

Da Redação

terça-feira, 12 de abril de 2022

Atualizado às 16:32

A ministra Cármen Lúcia, do STF, determinou que o presidente Jair Bolsonaro seja notificado para que, se desejar, apresente explicações sobre acusações que fez contra a procuradora da República Monique Cheker Mendes, em entrevista à Jovem Pan.

 (Imagem: Flickr/STF)

Ministra Cármen Lúcia dá prazo para Bolsonaro explicar acusações a procuradora.(Imagem: Flickr/STF)

A interpelação judicial foi formulada por Monique em desfavor do presidente. O motivo foi uma entrevista concedida por Bolsonaro em janeiro deste ano ao programa Pingos nos Is. Segundo ela, o chefe do Executivo, a pretexto de opinar sobre atualidades no cenário político nacional, falou que, em 2012, a procuradora teria tentado forjar provas contra ele, em acusação mentirosa de crime ambiental, e que teria procurado uma pessoa da UERJ para dar laudo sobre o caso.

Veja trecho da fala do presidente:

"Eu fui acusado de praticar pesca num dia e hora, duas horas de diferença, entre o auto de infração e meu dedo no painel aqui em Brasília. E mesmo assim, a senhora Mônica Cheker tentou levar avante contra mim, quase tudo pega, levando essa proposta fraudando provas. (...) Ela dando a entender que (...) por eu ser deputado deveria ser punido exemplarmente."

A procuradora explica que teria tratado de uma denúncia contra Bolsonaro por crime ambiental, quando ele ainda exercia o cargo de Deputado. No STF, ela requereu a notificação do presidente da República para apresentar explicação sobre quais provas ele tem no sentido de que ela forjou provas em 2012; e quem é a "pessoa da UERJ" procurada para "dar laudo" a pedido dela.

A ministra Cármen Lúcia acolheu ao pedido e determinou que Bolsonaro seja notificado para, querendo, apresentar explicações no prazo de 15 dias.

Leia o despacho.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...