MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Partidos vão ao STF para derrubar indulto de Bolsonaro a Silveira
ADPF

Partidos vão ao STF para derrubar indulto de Bolsonaro a Silveira

Senador Randolfe Rodrigues informou que também protocolou projeto de decreto legislativo a fim de baldar intenção do presidente.

Da Redação

sexta-feira, 22 de abril de 2022

Atualizado em 23 de abril de 2022 08:40

 (Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

Rede Sustentabilidade vai ao STF contra decreto de indulto a Daniel Silveira.(Imagem: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados)

O partido Rede Sustentabilidade protocolou no STF uma ADPF contra o decreto do presidente Jair Bolsonaro no qual concedeu graça ao deputado Daniel Silveira, recém-condenado pela Corte. 

No mesmo sentido foi impetrada ação pelo PDT. Segundo o partido, "constata-se o nítido desvio de finalidade na edição de um ato eminentemente autoritário, na medida em que questiona a decisão encaminhada por este Supremo Tribunal fora da ambiência dialógica do processo, que tem os meios recursais e processuais de insurgência próprios".

O partido Cidadania também protocolou ADPF no STF por entender ser inconstitucional "um decreto presidencial de indulto individual ("graça") elaborado com desvio de finalidade, abuso de poder e/ou teratologia, por destinado a proteger uma pessoa específica".

No Twitter, o senador Randolfe Rodrigues informou que, além da ação no Supremo, foi protocolado PDL - projeto de decreto legislativo no Senado a fim de sustar o decreto e, segundo Rodrigues, "barrar esse absurdo, fruto da sanha criminosa desse Governo".

 (Imagem: Reprodução/Twitter)

(Imagem: Reprodução/Twitter)

Confira a análise migalheira e a repercussão do misericordioso decreto de Bolsonaro a Daniel Silveira no Informativo 3.335, publicado nesta sexta, 22.

O caso

Na última quarta-feira, 20, Daniel Silveira foi condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF, por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do tribunal.

Na quinta-feira, 21 de abril, o presidente Bolsonaro surpreendeu a todos fazendo uma live nas redes sociais para anunciar um decreto no qual concede graça (ou seja, perdão) ao deputado Daniel Silveira (assista ao vídeo aqui).

A atitude do presidente gerou reações de pessoas e instituições, como o comentário da jornalista Cora Ronai, segundo a qual o perdão de Jair Bolsonaro a Daniel Silveira diz mais sobre Jair Bolsonaro do que sobre Daniel Silveira: é um retrato claro dos seus "valores" e do seu desprezo pelo estado de direito.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.