MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado vai a sessão com bebê e ministros do STJ antecipam processo
Presença ilustre

Advogado vai a sessão com bebê e ministros do STJ antecipam processo

O pequeno foi elogiado pelo presidente da turma: "se comportou brilhantemente".

Da Redação

sexta-feira, 19 de agosto de 2022

Atualizado em 25 de agosto de 2022 13:18

Nesta quinta-feira, 18, a sessão da 2ª turma do STJ contou com uma presença superfofa: Lorenzo, um bebê de 1 ano e 10 meses. O pequeno estava acompanhado do pai Felipe Cavallazzi, um advogado que tinha um caso pautado para aquele dia. O presidente do colegiado, ministro Mauro Campbell, ao perceber a presença de Lorenzo, sugeriu antecipar o processo:

"Senhora ministra, senhores ministros, eu vou invocar o Estatuto da Criança e do Adolescente e também a Constituição, porque esta turma está sendo honrada pela presença do Lorenzo, [que está] muito bem-comportado, que já se agasalhou por causa do frio."

O pedido foi acolhido imediatamente pelos demais membros da turma:

"Observo que o Lorenzo, na hora que o nome dele foi citado, olhou para o pai. Está atento", ressaltou o ministro Herman Benjamin. Por fim, o pequeno foi elogiado por Mauro Campbell: "se comportou brilhantemente".

Lei Julia Matos

Em situação diversa, quando o presidente do CNJ era o então ministro Joaquim Barbosa, uma advogada não teve o tratamento sensível que se viu ontem nos integrantes do Tribunal da Cidadania. 

Em 2013, grávida de 29 semanas, a advogada Daniela Teixeira foi proferir uma sustentação oral de uma causa no CNJ. Solicitou, pela naturalidade da situação, preferência na sustentação. Inexplicavelmente, o pedido foi negado pelo presidente do CNJ na época. A advogada precisou esperar a manhã inteira e metade da tarde para ver seu processo ser apregoado.

Ganhou a causa, mas saiu de lá para logo a seguir ser internada com contrações. Resultado: a filha nasceu prematura, com pouco mais de um quilo, ficando 61 dias na UTI.

Considerando que o stress prolongado certamente contribuiu para o evento, a advogada teve a iniciativa de debater a questão. Na qualidade de diretora da OAB/DF, reuniu, em fins de 2015, mais de 400 advogadas. Juntas, elas elaboraram o projeto de lei. 

Apresentado na Câmara, o projeto contou com imediato apoio de todas as seccionais estaduais da Ordem e da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal da OAB e foi sancionado em 2016. 

A lei 13.363/16, que alterou o artigo 313 do CPC/15 e o Estatuto da Advocacia para assegurar uma série de garantias às mulheres advogadas, foi apelidada de lei Julia Matos, em homenagem à filha da advogada.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...