MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Roberto Jefferson aciona STM alegando omissão de Bolsonaro contra STF
Justiça militar

Roberto Jefferson aciona STM alegando omissão de Bolsonaro contra STF

Político pede que o presidente da República e o ministro da Defesa sejam condenados por omissão por não convocarem Forças Armadas contra o STF.

Da Redação

terça-feira, 20 de setembro de 2022

Atualizado às 10:25

O ex-deputado federal Roberto Jefferson acionou a Justiça Militar para que Bolsonaro e o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, sejam condenados por omissão e prevaricação por não acionarem as Forças Armadas contra o Senado e o STF, em uma pretensa garantia da lei e da ordem.

O pedido foi apresentado ao STM na última sexta-feira, 16, e está em sigilo, mas foi revelado pelo The Intercept.

 (Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

(Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress)

Em queixa-crime, Jefferson acusa o ministro Alexandre de Moraes de prender ilegalmente diversos brasileiros e cita o artigo 142 da Constituição Federal, segundo o qual as Forças Armadas destinam-se à garantia dos poderes constitucionais e da lei e da ordem. O dispositivo tem sido citado por bolsonaristas para justificar uma intervenção militar. 

"Dessa forma, fica perfeitamente demonstrada a materialidade, culminando na imediata imputação dos réus, advertência deste MM. Juízo para que ocorra a imediata aplicação do disposto no art. 142 da Constituição da República Federativa do Brasil, na manutenção da ordem legal, exercendo as forças armadas em seus respectivos dirigentes o dever de polícia dos poderes do qual lhe impõe a Constituição da República Federativa do Brasil vigente, sob pena de não o fazendo, incorrer em tipo Penal do art. 319 do COM."

Segundo o site que revelou o processo, a relatoria do caso é da ministra Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, única mulher na Corte.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.