MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. INOCENTE, é o que afirmam juristas sobre Lula
Situação jurídica

INOCENTE, é o que afirmam juristas sobre Lula

Advogados, professor e ministro esclarecem o que aconteceu com os processos de Lula e o que diz a Constituição sobre sua situação.

Da Redação

quarta-feira, 28 de setembro de 2022

Atualizado em 30 de setembro de 2022 08:49

As eleições de 2022 se aproximam e uma dúvida ainda pode permanecer para parte do eleitorado: Lula é inocente? Qual é a situação jurídica o candidato que lidera as pesquisas eleitorais?

Afinal, o ex-presidente respondeu a processos na Justiça a partir da operação Lava Jato. Foi condenado e preso, ficando impedido de disputar o pleito eleitoral de 2018. Mas, quando os processos chegaram à Suprema Corte, os julgamentos  foram anulados, seja por incompetência ou por suspeição. E chegaram a voltar à instância inicial, mas acabaram arquivados, por falta de justa causa ou por prescrição.

Agora, como fica o "status" do presidente perante a Justiça?

Para sanar qualquer dúvida, Migalhas procurou juristas, que deixaram bem claro: Lula é inocente. 

"Não apenas porque o Tribunal Federal anulou os processos contra ele, principalmente os de Curitiba, mas porque se revelou depois que havia uma farsa para condená-lo", afirmou o criminalista Alberto Toron.

Assista:

O professor Lenio Streck manifestou-se no mesmo sentido. Com a autoridade de quem atuou por 28 anos no Ministério Público, além de ser professor e advogado, o jurista garantiu a inocência do ex-presidente. "Tudo foi zerado", afirmou o jurista. "Lula é inocente. Tão inocente quanto qualquer pessoa que nunca respondeu a algum processo. Não há um processo contra ele."

Veja:

O criminalista Pierpaolo Cruz Bottini seguiu o entendimento dos demais:

"Se uma pessoa não é acusada, se ela for acusada e não houve um julgamento, ou se houve o julgamento e esse julgamento foi considerado nulo porque não seguiu as regras legais, essa pessoa é inocente."

Segundo o advogado, status de Lula é de inocência. "Quem diz isso é a Constituição Federal do Brasil, são os tratados de Direitos Humanos dos quais o Brasil é parte e é signatário."

Confira:

Em decisão proferida nesta terça-feira, 27, o ministro Gilmar Mendes, do STF, proferiu decisão na qual reafirmou a inocência de Lula.

O ministro suspendeu um processo contra Lula baseado em provas ilegais, e apontou "fragilidade intelectual" de procurador que teria dito que o STF não teria inocentado Lula quando anulou sentença condenatória.

"É de conhecimento de qualquer estudante do terceiro semestre do curso de Direito: ante a ausência de sentença condenatória penal qualquer cidadão conserva, sim, o estado de inocência."

Também para esclarecer a questão, procuramos o presidente do IAB, órgão mais antigo que congrega advogados do país, Sydney Sanches, que explicou a questão.

"Ele é inocente como todas as pessoas o são até o trânsito em julgado da decisão condenatória. Estamos falando de um princípio de natureza constitucional."

Confira o vídeo:

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...