MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Magistrado manda apreender veículo de comprador que descumpriu permuta
Busca e apreensão

Magistrado manda apreender veículo de comprador que descumpriu permuta

O homem, comprador do automóvel, havia se comprometido a construir duas casas como forma de pagamento.

Da Redação

quinta-feira, 12 de janeiro de 2023

Atualizado às 16:55

Em caráter liminar, o desembargador Marcus da Costa Ferreira, da 5ª câmara Cível do TJ/GO, determinou a busca e apreensão de um veículo após descumprimento de permuta pelo comprador do automóvel. Para justificar o deferimento do pedido, o magistrado inseriu imagens do contrato firmado entre as partes.

Na Justiça, uma empresa pleiteia a reintegração de posse de um automóvel após descumprimento de permuta pelo comprador do veículo. O comprador do veículo, que trabalha como construtor, havia se comprometido a construir duas casas como forma de pagamento.

Na origem, o juízo negou o pedido, sob o fundamento de que jurisprudência impossibilita a reintegração de posse sem antes ser declarada a rescisão do pacto. Inconformada, e empresa recorreu da decisão.

Ao analisar o pedido, o desembargador Marcus da Costa Ferreira, relator do caso, destacou que, de fato, jurisprudência "não concede liminar de reintegração de posse antes de declarada a rescisão de contrato de compromisso de compra e venda de um imóvel".

Contudo, ele pontuou que o presente caso se trata de uma permuta de um veículo por uma obrigação de fazer (construir e entregar os imóveis), o que, em seu entendimento, "difere da jurisprudência apontada e dos fundamentos lançados pelo nobre juiz singular no ato judicial ora atacado".

Por estes fundamentos, o magistrado, em caráter liminar, concedeu a liminar de reintegração de posse do veículo em favor da empresa, por intermédio da ordem de busca e apreensão do automóvel.

 (Imagem: Freepik)

Desembargador concede à empresa reintegração de veículo por descumprimento de permuta pelo comprador.(Imagem: Freepik)

O advogado Diego Menezes Vilela atua na causa.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA