MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cristiano Zanin ajuíza queixa-crime contra agressor do aeroporto
Agressão em aeroporto

Cristiano Zanin ajuíza queixa-crime contra agressor do aeroporto

O advogado pede uma indenização de R$ 150 mil a título de danos morais.

Da Redação

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:19

Representado pela OAB, o advogado Cristiano Zanin protocolou uma queixa-crime por injúria e difamação contra o empresário Luiz Carlos Basseto Junior, que o ofendeu e o ameaçou em um banheiro do aeroporto de Brasília no início de janeiro. O causídico pede uma indenização de R$ 150 mil a título de danos morais.

No dia 11/1, Zanin tinha acabado de pousar em Brasília e, correndo para uma reunião, dirigiu-se ao banheiro para fazer a toilette. Enquanto executava sua assepsia bucal, foi abordado pelo empresário que passou a filmá-lo, ofendê-lo e ameaçá-lo.

O agressor usou termos como "corrupto", "bandido", "safado" e "vagabundo".

Relembre:

Nas imagens, vê-se a serenidade com que Cristiano Zanin, inteligentemente, não responde às provocações e se retira do local.

Na queixa-crime enviada à Justiça do DF, o advogado relembra que o lamentável episódio ocorreu apenas três dias depois dos ataques às sedes dos três Poderes.

"A motivação política das agressões é também inegável, tendo o QUERELADO feita clara alusão ao Presidente da República ao questionar se o QUERELANTE 'Não tá no aviãozinho do seu chefe não o, safado?'"

De acordo com o documento, a conduta de Luiz Carlos Basseto Junior desborda manifestamente do direito à liberdade de expressão e de crítica, revelando-se nítido o intuito de vilipendiar a honra de Cristiano.

"Na presente hipótese, os vitupérios elencados são especialmente mais gravosos porquanto dirigidos a um advogado, em razão de sua atuação profissional. E assim o são, porque tal comportamento ofensivo, além de sua honra, atinge a um só tempo, tanto a liberdade do QUERELANTE para o exercício de sua profissão, como, por extensão, o próprio direito de defesa."

E finaliza:

"No ponto, como se sabe, a liberdade de expressão é um direito fundamental assegurado a todos, que permite a livre manifestação de opiniões e ideias. No entanto, este direito não é absoluto e pode ser limitado, notadamente quando a manifestação do pensamento servir para, v.g., injuriar, difamar, fazer apologia ao crime, ameaçar, incitar prática de violência. Agressões verbais, portanto, não estão protegidas por este direito."

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616