MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Carrefour indenizará funcionária demitida após denunciar racismo
Trabalhista

Carrefour indenizará funcionária demitida após denunciar racismo

Para magistrada, demissão após denúncia desestimula o uso do canal interno pelos profissionais da empresa.

Da Redação

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Atualizado às 14:41

Funcionária demitida após denunciar ofensas raciais e xenofóbicas que sofreu de colega de trabalho deverá ser indenizada em R$ 15 mil pela rede Carrefour. Para juíza da 2ª vara do Trabalho de São Paulo/SP, Sandra dos Santos Brasil, a dispensa gerou presunção de que a denúncia prejudicou a manutenção da funcionária no emprego.

Segundo os autos, a profissional reportou o comportamento inadequado da agressora ao supervisor e ao setor de recursos humanos, mas o problema não foi solucionado.

Apenas após contato com o disque denúncia da empresa é que foi iniciada a apuração dos fatos. Na ocasião, a vítima também registrou boletim de ocorrência por injúria racial.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Consta dos autos que funcionária foi demitida após denunciar racismo e xenofobia no Carrefour.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Responsabilidade civil

Em sentença, a magistrada registrou que o CC reconhece a responsabilidade civil do empregador pelos atos praticados por seus empregados, serviçais ou prepostos, no exercício do trabalho que lhe competir, ou em razão dele.

Embora a companhia tenha negado a ocorrência do ilícito em suas dependências, a investigação ocasionou o término do contrato da agressora, da vítima e de outra empregada que participou das denúncias, observou a juíza.

Além disso, consta da sentença que, em audiência, representante da companhia confessou que, após as apurações, a denunciante teve o contrato rescindido.

Para a magistrada, "o fato de a autora ter sido dispensada gera a presunção de que a denúncia acabou prejudicando a manutenção de seu emprego. Tal circunstância desestimula a utilização do canal disponibilizado pela própria ré a seus empregados".

Veja a sentença.

Informações: TRT da 2ª região.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...