MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ prorroga cautelares de governador do Acre e desmembra denúncia
Corrupção

STJ prorroga cautelares de governador do Acre e desmembra denúncia

Ao todo, 13 pessoas foram denunciadas pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude a licitação.

Da Redação

quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Atualizado às 15:02

A Corte Especial do STJ prorrogou, por 180 dias, medidas cautelares do governador do Acre Gladson Cameli. O colegiado ainda desmembrou a denúncia, que envolve mais 12 pessoas, mantendo a competência do STJ para julgar apenas o governador.

Os investigados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República, no dia 28 de novembro, pelos crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraude a licitação. Iniciadas em 2019, as práticas ilícitas teriam causado prejuízos de quase R$ 11,7 milhões aos cofres públicos, segundo a denúncia.

De acordo com o MPF, a denúncia decorre de fraudes na contratação da Murano Construções Ltda. - e na respectiva licitação - para a realização de obras de engenharia viária e edificação, pelas quais a empresa teria recebido R$ 18 milhões. As supostas irregularidades nesse contrato foram apuradas no contexto de uma investigação mais ampla, denominada Operação Ptolomeu.

Também foram denunciados a esposa e dois irmãos do governador, empresários, servidores públicos e pessoas que teriam agido como "laranjas" no esquema criminoso.

 (Imagem: Lucas Pricken/STJ)

STJ fixa competência para julgar Gladson Cameli e desmembra denúncia.(Imagem: Lucas Pricken/STJ)

Ao decidir, a relatora, ministra Nancy Andrighi, ressaltou que constatou-se, em tese, possível organização criminosa complexa, caracterizada pela divisão de tarefas, e dotada de aparato organizacional, que se dividiu em núcleo e instalou-se no Poder Executivo do Acre.

Assim, prorrogou as medidas cautelares e desmembrou a denúncia, mantendo a competência do STJ para julgar apenas o governador.

  • Processos: QO na Cauinomcrim 87 e QO na Pet 16.030

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...