MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Corretora que apenas acompanhou cliente em visita não terá comissão
Imobiliário

Corretora que apenas acompanhou cliente em visita não terá comissão

Para magistrado, atuação da corretora foi subsidiária, não tendo prospectado compradora do imóvel.

Da Redação

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Atualizado em 17 de janeiro de 2024 09:23

Empresa não pagará comissão a agência corretora de imóveis, após provar que esta não foi responsável por prospectar compradora. Sentença é do juiz de Direito Vitor Gambassi Pereira, da 23ª vara Cível de São Paulo/SP, segundo o qual, a atuação da corretora foi lateral e subsidiária.

No caso, a corretora ajuizou ação com o fim de receber a comissão no valor de R$ 1.528.540,59.

Ela alegou que foi contratada para intermediar venda de imóvel, com exclusividade, durante seis meses. Se a venda fosse realizada neste período para cliente prospectado por ela, seria devida comissão de 3%.

Apontou que, após o período de exclusividade, produziu uma relação de potenciais interessados para quem apresentaria o imóvel. Segundo o contrato, se a venda a um desses interessados se concretizasse em até 12 meses após o fim do período de exclusividade, a comissão seria integralmente devida. 

A corretora sustentou que, por conta própria, a empresa alienou o imóvel a uma compradora que constava da lista de possíveis interessados. Por isso, avaliou que seria devida a comissão.

A empresa, em sua defesa, salientou que a venda foi feita a cliente que integrava a lista, mas que a corretora apenas acompanhou a visita do imóvel, não tendo efetivamente prospectado a compradora.

 (Imagem: Freepik)

Para juiz, agência corretora não prospectou compradora do imóvel, mas apenas atuou de forma subsidiária.(Imagem: Freepik)

Aproximação e resultado útil

Segundo o magistrado, o art. 725 do CC indica que a comissão só será devida ao corretor se ele aproximar as partes interessadas e se da aproximação decorrer resultado útil. 

Ademais, pontuou que o art. 726 do CC, prevê que se o negócio for iniciado e concluído diretamente entre as partes, não é devida remuneração ao corretor. Mas, se existente, por escrito, o acordo de corretagem com exclusividade, o corretor terá direito à remuneração integral, ainda que o negócio se concretize sem sua mediação. 

O juiz entendeu que, apesar de a compradora constar da lista feita pela corretora de imóveis, esta não realizou a "aproximação útil" e apenas acompanhou a visita do imóvel e disponibilizou-se para intermediar negociações, não realizando a efetiva prospecção. 

"Acontece que a sua participação foi lateral e subsidiária, talvez mínima, consubstanciada no acompanhamento de visita ao imóvel e agendamento de reunião; isso, se talvez faça a autora merecedora de indenização pelos serviços prestados ou por gastos despendidos, não faz incidir a comissão de corretagem, reservada, como já disse, aos casos de aproximação útil e cumprimento integral do contrato, o que, friso, não ocorreu", completou o juiz. 

Ao final, entendeu que não seria devida a comissão à corretora de imóveis.

A empresa que alienou o imóvel é defendida pela equipe Cível coordenada pela advogada Bianca Gorgatti, do Escritório Landi, Rodrigues, Nakano e Giovannetti Advogados - LRNG.

Veja a sentença.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...