MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Flávio Dino é empossado como ministro do STF
Supremo | Sessão

Flávio Dino é empossado como ministro do STF

Dino ocupa vaga deixada pela ministra aposentada Rosa Weber.

Da Redação

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Atualizado em 27 de fevereiro de 2024 13:41

Nesta quinta-feira, 22, STF realizou sessão solene de posse de Flávio Dino como ministro da Corte. O ex-ministro da Justiça e Segurança Pública ocupa vaga deixada com a aposentadoria de Rosa Weber e integrará a 1ª turma do Supremo.

Participaram da cerimônia representantes dos três Poderes, da PGR, e do CFOAB.

A abertura da sessão foi feita pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Após a execução do hino nacional, o novo ministro foi conduzido ao Plenário pelo decano do Supremo, ministro Gilmar Mendes e pelo ministro mais recente, Cristiano Zanin. 

Flávio Dino prestou juramento e o termo de posse foi lido pelo diretor-geral do STF e assinado pelo presidente do Supremo, pelo novo ministro e pelo diretor-geral. 

 (Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

Flávio Dino é empossado como ministro do STF em sessão solene.(Imagem: Fellipe Sampaio /SCO/STF)

Quem é Flávio Dino?

Flávio Dino tem 55 anos e é formado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (Turma de 1990). 

Natural de São Luís/MA, nasceu em 30 de abril de 1968, filho dos advogados Rita Maria e Sálvio Dino. 

Aos 18 anos, em 1986, foi aprovado para o curso de Direito na UFMA onde exerceu o cargo de coordenador do Diretório Central dos Estudantes. Em 1989, foi um dos coordenadores da ala juvenil da campanha de Lula à presidência do Brasil.

Formou-se bacharel em Direito em 1991 pela UFMA. Em 2001, graduou-se mestre em Direito Constitucional pela Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco. 

No ano de 1994, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para o cargo de juiz Federal, função que exerceu no Maranhão por 12 anos. De 2000 a 2002, presidiu a Ajufe. Posteriormente foi secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça. 

Em 2006, aos 38 anos, pediu exoneração do cargo de juiz Federal para ingressar na vida política, filiando-se ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB). 

Foi deputado Federal pelo Maranhão, exercendo seu mandato de 2007 a 2011, além de senador, pelo mesmo Estado, o qual também governou entre 2015 e 2022.

Antes da posse como ministro do Supremo, atuou como ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e como professor de Direito Constitucional da Universidade Federal do Maranhão.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...