MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Duvivier x Jovem Pan: STF julgará direito de resposta por ofensa na TV
Direito de resposta

Duvivier x Jovem Pan: STF julgará direito de resposta por ofensa na TV

Análise será em plenário físico, após pedido de destaque da ministra Cármen Lúcia.

Da Redação

sexta-feira, 1 de março de 2024

Atualizado às 10:45

Será analisado em plenário físico processo que discute o direito de resposta por ofensa ou inverdades ditas em programa de televisão. O RE era julgado em plenário virtual, mas recebeu pedido de destaque da ministra Cármen Lúcia.

O caso envolve ação na qual a rádio Jovem Pan buscava o direito de resposta por supostas informações falsas por parte do apresentador Gregório Duvivier, no programa GregNews, da HBO. Segundo a emissora, as informações teriam o fito de criar ambiente de dúvida sobre a lisura de sua atividade jornalística.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

STF julgará em plenário físico processo sobre direito de resposta entre Gregório Duvivier e Jovem Pan.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Em 1º grau, o pedido foi julgado improcedente. Mas, no TJ/SP, a sentença foi reformada para garantir à emissora o direito de resposta. O colegiado considerou que as informações questionadas pela rádio atentaram contra a honra da autora.

Duvivier e a HBO Brasil recorreram ao STF, alegando, em suma, afronta à liberdade de expressão, liberdade da atividade intelectual, artística e de comunicação. Mas, em junho do ano passado, a então presidente da Suprema Corte, ministra Rosa Weber, proferiu decisão monocrática negando provimento ao recurso. A ministra observou que, para ultrapassar o entendimento do Tribunal de origem, seria necessário reexame de fatos e provas, incabível em sede de RE.

Foi interposto agravo interno, o qual foi pautado para julgamento em plenário virtual em outubro passado. Após voto da relatora negando provimento, a ministra Cármen Lúcia acompanhou e, em seguida, pediu vista.

A análise foi retomada em plenário virtual, mas suspensa novamente pedido de destaque da ministra Cármen Lúcia.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.