MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Fux nega HC e Robinho é preso no litoral de SP
Caso Robinho

Ministro Fux nega HC e Robinho é preso no litoral de SP

Pedido da defesa para que ex-jogador aguardasse julgamento de recursos em liberdade foi negado.

Da Redação

quinta-feira, 21 de março de 2024

Atualizado em 22 de março de 2024 09:31

Ministro Luiz Fux, do STF,  negou HC impetrado pela defesa de Robinho e manteve decisão do STJ que decretou a prisão do ex-jogador pela condenação de estupro na Itália. 

Robinho foi preso nesta quinta-feira, 21, por volta das 19h00, em Santos/SP, após a Justiça Federal homologar documentos da sentença. O ex-jogador deve ser levado à PF, onde passará por exame de corpo de delito, e seguirá para audiência de custódia.

 (Imagem: Julian Marques/Folhapress)

Ex-jogador Robinho tem pedido de liberdade negado por ministro Luiz Fux, do STF.(Imagem: Julian Marques/Folhapress)

Negativa de HC

A defesa do ex-jogador impetrou HC no STF, alegando que a ordem de prisão só seria possível após o trânsito em julgado da ação.

O ministro Luiz Fux rejeitou o habeas corpus, mantendo a decisão do STJ  de homologar a sentença italiana contra o ex-jogador, respeitando assim a legislação e os acordos internacionais firmados pelo Brasil.

Fux argumentou que a condenação de Robinho já havia transitado em julgado na Itália e que o STJ apenas permitiu a transferência da execução da pena para o Brasil, rejeitando o argumento da defesa de que a ordem de prisão imediata violaria a decisão do Supremo de que a pena só deve ser executada após o trânsito em julgado. 

Nesta quarta-feira, 20, por nove votos a dois, a Corte da Cidadania decidiu que a pena por estupro a qual o ex-jogador foi condenado na Itália deve ser cumprida no Brasil. 

"Diante da existência de trânsito em julgado da condenação e da possibilidade prevista no ordenamento jurídico brasileiro de transferência da execução da pena, não se vislumbra, sob este ângulo, coação ilegal ou violência contra a liberdade de locomoção do paciente", afirmou o ministro.

Veja a liminar.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.