MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF-1 garante pensão retroativa por morte a companheira de ex-senador
Decisão

TRF-1 garante pensão retroativa por morte a companheira de ex-senador

O Tribunal se baseou em princípio que considera a lei vigente na data do óbito do instituidor, dispensando o requisito de cinco anos de união estável.

Da Redação

quarta-feira, 8 de maio de 2024

Atualizado às 13:55

A companheira de um ex-senador da República falecido obteve o direito ao benefício de pensão por morte, com o pagamento dos valores retroativos à data do requerimento administrativo. Os valores foram corrigidos monetariamente e acrescidos de juros. A sentença foi proferida pela 1ª turma do TRF da 1ª região, confirmando a decisão da 2ª vara da seção Judiciária do Pará.

No recurso interposto ao Tribunal, a União argumentou que a autora não preenchia os requisitos legais para a concessão do benefício, pois o art. 28 da lei 7.087/82 determina um período mínimo de convivência superior a cinco anos. Entretanto, a escritura pública de declaração de união estável indicava apenas três anos.

 (Imagem: Freepik)

Pensão por morte deve ser concedida de acordo com a lei vigente na data de falecimento.(Imagem: Freepik)

O relator do caso, desembargador Federal Marcelo Albernaz, destacou que a concessão da pensão por morte é regida pelo princípio do tempus regit actum, ou seja, pela lei vigente na data do falecimento do instituidor.

Ademais, o magistrado ainda ressaltou que como o óbito ocorreu durante a vigência do Código Civil atual, não havia base legal para exigir cinco anos de união estável como requisito para o reconhecimento do direito de pensão por morte.

Diante disso, o colegiado negou provimento à apelação do ente público por unanimidade, nos termos do voto do relator.

Confira aqui a sentença.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA