MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. DF é condenado após professora acordar aluna em sala com um lápis
Constrangimento

DF é condenado após professora acordar aluna em sala com um lápis

Decisão judicial destaca violação da integridade psíquica da estudante.

Da Redação

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Atualizado às 17:09

Uma aluna da rede pública do DF será indenizada por danos morais, no valor de R$ 10 mil, por ter sido ofendida por  sua professora. A decisão é do juízo da 1ª vara da Fazenda Pública do DF.

No processo, a autora relatou que, em novembro de 2018, foi tratada de forma vexatória pela professora em sala de aula. Segundo seu relato, ela estava sonolenta devido a medicação antialérgica e acabou adormecendo durante a aula. A professora a acordou de forma constrangedora, colocando um lápis em sua boca, o que resultou em risos por parte dos colegas. A escola não teria dado explicações à mãe da aluna.

 (Imagem: Freepik)

Estudante será indenizada por ofensa de professora.(Imagem: Freepik)

O Distrito Federal contestou as alegações, argumentando que os fatos não ocorreram conforme descritos. Alegou que o B.O. registrado era apenas um relato unilateral da estudante e que declarações de outros alunos enfraqueciam a acusação. Defendeu, ainda, que a professora tinha um histórico exemplar de conduta e nunca havia desrespeitado alunos anteriormente.

No entanto, o juízo considerou que a conduta da docente foi inadequada, resultando em constrangimento para a aluna.

Segundo a decisão, a ação da professora extrapolou as funções pedagógicas e violou a dignidade da estudante, configurando assim danos morais passíveis de reparação. O juiz ressaltou a importância de que o poder disciplinar do professor seja exercido de maneira proporcional e adequada para manter a ordem e a organização no ambiente acadêmico.

A decisão ainda destaca a violação da integridade psíquica da estudante, evidenciando a necessidade de reparação pelos danos causados.

O número do processo não foi divulgado pelo tribunal.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...