MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Escola é condenada por recusar matrícula de criança com autismo
Discriminação

Escola é condenada por recusar matrícula de criança com autismo

A mãe argumentou que a recusa foi discriminatória e causou grande sofrimento emocional.

Da Redação

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Atualizado às 12:33

A 2ª turma Recursal dos Juizados Especiais do DF manteve a decisão que condenou colégio a indenizar uma mãe por danos morais após a escola recusar a matrícula de seu filho, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista.

A mãe inicialmente entrou com ação solicitando indenização por danos materiais e morais. Ela relatou que, antes de tentar a matrícula, conversou com a coordenadora pedagógica da escola, que garantiu que a instituição tinha a estrutura necessária para receber seu filho. No entanto, a matrícula foi negada, o que gerou despesas com transporte e uniformes.

A mãe argumentou que a recusa foi discriminatória e causou grande sofrimento emocional. A instituição, por sua vez, alegou que já havia atingido o limite de uma criança com deficiência por turma e que não possuía estrutura adequada para atender às necessidades do aluno.

Ao analisar o recurso, a turma destacou que a fixação do valor de R$ 5 mil para a indenização por danos morais foi adequada. O relator ressaltou que "deve-se levar em consideração a gravidade do dano e as condições pessoais e econômicas das partes envolvidas". Além disso, enfatizou a função pedagógico-reparadora da medida, que visa desestimular novos comportamentos ofensivos aos consumidores.

A decisão foi unânime.

 (Imagem: Freepik)

Escola recusou matrícula de criança com autismo.(Imagem: Freepik)

Acesse o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...