MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. OAB pedirá ingresso em ação sobre férias e 13º a colaborador da Justiça
Justiça

OAB pedirá ingresso em ação sobre férias e 13º a colaborador da Justiça

Segundo a seccional acreana, "tais direitos seriam garantidos a todos os colaboradores da Justiça pela própria Constituição Federal de 1988".

Da Redação

terça-feira, 18 de junho de 2024

Atualizado às 08:28

O Conselho Federal da OAB aprovou, nesta segunda-feira, 17/6, a proposta do Conselho Seccional da OAB do Acre, apresentada por seu presidente, Rodrigo Aiache, para que a Ordem atue como amicus curiae no RE 1.308.392, em trâmite no STF.

A proposta examina a constitucionalidade da concessão de 13º salário e férias remuneradas a conciliadores e juízes leigos nos tribunais brasileiros.

O relator da proposta, conselheiro federal do Paraná, Artur Humberto Piancastelli, explicou que, segundo a seccional acreana, "tais direitos seriam garantidos a todos os colaboradores da Justiça pela própria Constituição Federal de 1988".

Ele também ressaltou que a participação do CFOAB na discussão tem sido solicitada pela advocacia devido à sua importância.

"A Ordem dos Advogados do Brasil é essencial para a administração da Justiça, busca o aperfeiçoamento das instituições jurídicas e representa os interesses coletivos dos advogados."

Entre os argumentos de seu voto, Piancastelli destacou que milhares de advogados desempenham funções de conciliadores e juízes leigos, o que torna a questão relevante para a classe.

O relator ainda mencionou que a intervenção conjunta da OAB/AC e do CFOAB no RE foi previamente aprovada por unanimidade pela Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

OAB pedirá ingresso como amicus curiae em processo sobre férias e 13º a colaboradores da Justiça.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Entenda o caso

Está no plenário do STF a discussão sobre a possibilidade de estender o direito ao 13º salário e às férias remuneradas a conciliadores e juízes leigos, recrutados como auxiliares da Justiça. Em 2022, a matéria teve repercussão geral reconhecida (Tema 1.211). 

No caso específico, um conciliador da 3ª vara da Família de Rio Branco/AC ajuizou reclamação cível contra o Estado do Acre, reivindicando R$ 44 mil referentes a 13º salários integrais e férias, acrescidas do terço constitucional, pelo período de 2015 a 2019. A 1ª turma Recursal dos Juizados Especiais do Acre reconheceu o vínculo empregatício e condenou o estado a pagar as verbas rescisórias.

No STF, o Acre argumenta que os auxiliares da Justiça, conforme as leis dos JECs e Criminais (lei 9.099/90) e da Fazenda Pública (lei 12.153/09), exercem função pública como particulares em colaboração com o poder público. Portanto, por não ocuparem cargo ou emprego público, não têm direito às verbas trabalhistas.

Para o estado, a questão se enquadra no Tema 551 da repercussão geral (RE 1.066.677), onde o STF decidiu que, geralmente, servidores temporários não têm direito a 13º salário e férias remuneradas, salvo previsão legal expressa.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.