MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Empresa pode requerer exclusão de sócio que cometeu falta grave
Decisão

STJ: Empresa pode requerer exclusão de sócio que cometeu falta grave

Relator ressaltou a gravidade das condutas do sócio e a necessidade de proteger os interesses da sociedade, visto a importância do respeito às deliberações dos demais associados.

Da Redação

quarta-feira, 19 de junho de 2024

Atualizado às 18:15

3ª turma do STJ reconheceu a possibilidade de empresa, de maneira isolada, requerer judicialmente a exclusão de associado que comete falta grave. No caso em questão, o colegiado entendeu que a retirada de valores do caixa da sociedade, em contrariedade ao deliberado em reunião, configura justo motivo para a exclusão do sócio.

O caso concreto trata da exclusão de um sócio que teria distribuído lucros de uma empresa de fabricação de móveis sem a anuência em assembleia dos demais societários. 

 (Imagem: Freepik)

Empresa pode pedir exclusão de sócio que cometeu falta grave, decide STJ.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o ministro-relator Ricardo Villas Bôas Cueva, fundamentou em seu voto que o art. 600 do CPC reconhece a legitimidade da sociedade para a propositura da ação de dissolução parcial.

"Tais condutas foram bem delineadas pela Corte local, que entendeu que dentre os fatos alegados pela parte ora recorrida, a retirada de valores do caixa da sociedade no curso do ano de 2018, em contrariedade ao deliberado em reunião de sócios, configuraria justo motivo para a exclusão de sócio."

Ademais, o relator afirmou que não havia margem que autorizasse a conduta do recorrente.

"A conduta, para além de violar a lei e o contrato social, é contrária aos interesses da sociedade e, portanto, configura prática de falta grave que justifica a exclusão judicial do sócio, nos termos do art. 1.030 do CC."

Assim, o colegiado negou provimento.

O escritório Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia atua no caso.

Confira aqui o acórdão.

Ayres Britto Consultoria Jurídica e Advocacia

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS