MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/DF mantém indenização por postagens difamatórias no Facebook
Responsabilidade civil

TJ/DF mantém indenização por postagens difamatórias no Facebook

As autoras alegaram que são ex-cunhadas do réu e que ele afrontou a honra delas com inúmeras postagens de cunho difamatório na rede social.

Da Redação

segunda-feira, 24 de junho de 2024

Atualizado às 10:52

A 6ª turma Cível do TJ/DF confirmou a condenação de um réu ao pagamento de indenização por danos morais devido a postagens difamatórias publicadas no Facebook.

De acordo com o processo, as autoras, ex-cunhadas do réu, alegaram que ele ofendeu a honra delas com diversas postagens de caráter difamatório na rede social entre abril e agosto de 2023.

A magistrada relatora, ao analisar o caso, destacou que "os documentos demonstram diversas postagens ofensivas feitas pelo réu em sua rede social Facebook, contendo fotos e identificação das autoras, vinculando-as a condutas flagrantemente desabonadoras e com conteúdo sexual".

A turma reconheceu o dano moral, uma vez que o conteúdo das postagens, que incluía imagens e textos difamatórios, claramente tinha a intenção de manchar a imagem e a honra das autoras, ao expô-las a constrangimento ilegal e ferir sua dignidade. A decisão concluiu que tal situação ultrapassa o mero aborrecimento ou transtorno e caracteriza-se como dano moral.

Assim, a turma decidiu que a indenização deveria ser mantida em R$ 4 mil para cada autora, considerando que o valor reflete o conceito de justa reparação e é adequado para punir o ofensor e prevenir futuras ofensas.

 (Imagem: Freepik)

Posts difamatórios foram publicados no Facebook.(Imagem: Freepik)

A decisão foi unânime.

Veja o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...