MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresa terceirizada não responde por furto de bicicleta em condomínio
Condomínio

Empresa terceirizada não responde por furto de bicicleta em condomínio

Juiz concluiu que a responsabilidade pela segurança dos bens particulares dos condôminos não estava prevista no contrato firmado com a empresa.

Da Redação

terça-feira, 9 de julho de 2024

Atualizado às 10:19

Morador que teve duas bicicletas furtadas de condomínio não será indenizado por empresa terceirizada de portaria e limpeza. A decisão, proferida pelo juiz de Direito Lucas de Mendonça Lagares, do 10º JEC de Goiânia/GO, baseou-se no fato de que a responsabilidade pela segurança dos bens particulares dos condôminos não estava prevista no contrato firmado com a empresa.

A ação foi motivada pelo furto de bicicletas dentro das dependências do condomínio, onde se alegava que a empresa de limpeza, responsável também pela portaria, teria falhado ao não monitorar a movimentação suspeita e não comunicar a invasão. No entanto, ao analisar o contrato, o juiz verificou que a prestação de serviços incluía apenas funções de portaria e limpeza, sem especificar vigilância ou monitoramento de segurança.

Em sua fundamentação, o juiz destacou que a responsabilidade por furtos não poderia ser atribuída à empresa contratada para serviços gerais de portaria, conforme entendimento jurisprudencial. O contrato estipulava a presença de porteiros em regime de 24 horas, mas sem menção específica à proteção de bens dos condôminos.

Além disso, o magistrado considerou que não houve prática de ato ilícito ou ofensa à honra do autor que justificasse indenização por danos morais.

"Em que pese a parte autora sustente que deveria o porteiro estar acompanhando as câmeras de segurança, reforça-se que o contrato foi entabulado de forma genérica, não podendo aplicar-se interpretação extensiva."

 (Imagem: Freepik)

Bicicletas foram furtadas de condomínio.(Imagem: Freepik)

O escritório José Andrade Advogados atua no caso pela empresa.

  • Processo: 5058474-54.2024.8.09.0051

Leia a sentença.

José Andrade Advogados

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...