MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Apple deve trocar MacBook Pro após produto apresentar defeito em bateira
CDC

Apple deve trocar MacBook Pro após produto apresentar defeito em bateira

Magistrada considerou ser de responsabilidade da fornecedora substituir o produto, conforme determinação do Código de Defesa do Consumidor.

Da Redação

terça-feira, 9 de julho de 2024

Atualizado em 17 de julho de 2024 07:18

Apple terá de entregar um novo MacBook Pro após consumidor adquirir produto com defeito na bateria. A decisão é da juíza de Direito substituta Marina Corrêa Xavier, do 1º JEC de Águas Claras/DF, após aplicar Código de Defesa do Consumidor, que responsabiliza os fornecedores por possíveis avarias em produtos. 

O consumidor alegou ter adquirido um MacBook Pro 2020 de 13", cuja bateria não durava o tempo alegado pela fabricante, a americana Apple. O homem então procurou a assistência técnica para resolver a questão, porém, não obteve sucesso.

Ao avaliar o pedido, a juíza destacou que os prints colacionados pelo autor "atestam que os técnicos da própria ré reconheceram que o produto estava amparado pela garantia, tendo firmado o compromisso de resolver o problema, inclusive com a troca da bateria".

 (Imagem: Apple.com)

Juíza manda Apple trocar computador com defeito na bateria.(Imagem: Apple.com)

Nesta linha, a magistrada pontuou que a relação estabelecida entre as partes é regida pelo Código de Defesa do Consumidor, que determina que caso o produto apresentar vício, o fornecedor é obrigado a sanar/reparar o defeito no prazo máximo de 30 dias.

A juíza então, ao observar que o vício não foi sanado pela Apple, aplicou o art. 18 do CDC, que permite a substituição do produto, a restituição do valor pago ou o abatimento proporcional do preço.

"Assim, o autor faz jus à substituição do produto por outro igual ou com as mesmas especificações técnicas, devendo devolver o produto defeituoso para a fabricante, às expensas da empresa."

Mediante o exposto e considerando a escolha do consumidor, a juíza determinou que a Apple forneça ao autor um produto com especificações iguais ou superiores, no prazo de 15 dias, sob pena de multa diária de R$ 200, mediante a devolução do produto defeituoso custeada pelo réu.

Leia a decisão.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616