MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/MT: Fiadores respondem por aluguéis em aberto até entrega das chaves
Responsabilidade

TJ/MT: Fiadores respondem por aluguéis em aberto até entrega das chaves

Colegiado reafirma a responsabilidade dos fiadores em contratos de locação, mesmo após a prorrogação do contrato sem seu conhecimento.

Da Redação

quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Atualizado às 09:12

A 5ª câmara de Direito Privado do TJ/MT entendeu que fiadores de contratos de locação respondem por aluguéis não quitados por locatário. Para o colegiado, os fiadores concordaram com cláusula que define ser deles a obrigação de atuarem como garantidores até a efetiva entrega das chaves dos imóveis.

Consta nos autos que os agravantes foram fiadores de um contrato de aluguel durante os períodos de 15/02/95 a 14/02/96 e de 15/02/98 a 14/02/99, em um contrato de aluguel com duração de 12 meses. Alegaram que os contratos foram renovados por prazo indeterminado sem o conhecimento dos fiadores. Quando o locatário tornou-se inadimplente, o locador passou a cobrar os aluguéis dos fiadores.

 (Imagem: Freepik)

TJ/MT condena fiadores que concordaram com garantia até a entrega das chaves.(Imagem: Freepik)

Com a inadimplência, o locador ingressou com uma ação, julgada pela 10ª vara Cível de Cuiabá/MT. Os fiadores afirmaram que não poderiam ser partes passivas da ação por se tratar de aluguéis vencidos e não pagos no período de 15/04/06 a 14/01/07, período de prorrogação do contrato por tempo indeterminado sem a anuência deles.

O juiz manteve a responsabilidade dos fiadores e os condenou ao pagamento da dívida.

Inconformados com a decisão, os fiadores recorreram ao Tribunal de Justiça. O relator, desembargador Sebastião de Arruda Almeida, destacou que o contrato assinado pelos fiadores continha cláusula expressa de que a obrigação deles como garantidores perduraria até a efetiva entrega das chaves.

"Se os fiadores concordaram em garantir a locação até o termo final do contrato locativo (prazo certo) e expressamente concordaram em estender a fiança até a entrega do imóvel, responderão pelos débitos daí advindos."

Dessa forma, o realtor concluiu que os fiadores continuam responsáveis pelos débitos locatícios posteriores à prorrogação legal do contrato, desde que tenham anuído expressamente a essa possibilidade e não se exoneraram conforme os artigos 1.500 do CC/16 ou 835 do CC/02, dependendo da data em que firmaram a avença.

Informações: TJ/MT.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA