MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Claro não é responsabilizada por dívidas trabalhistas de empresa parceira
TRT da 2ª região

Claro não é responsabilizada por dívidas trabalhistas de empresa parceira

Colegiado considerou que a Claro não pode ser considerada tomadora dos serviços da trabalhadora.

Da Redação

quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Atualizado às 17:41

A 11ª turma do TRT da 2ª região afastou a responsabilidade subsidiária da Claro quanto às verbas trabalhistas devidas por uma empresa que intermediava a venda de seus produtos e serviços.

O caso envolveu uma trabalhadora que solicitou o reconhecimento de vínculo empregatício e o pagamento de diversas verbas trabalhistas. Apesar de seu pedido ter sido parcialmente aceito na sentença inicial, o juiz de primeira instância excluiu a Claro da responsabilidade, baseando-se na natureza comercial do contrato entre as duas empresas.

 (Imagem: Gabo Morales/Folhapress)

Claro não é responsabilizada por dívidas trabalhistas de empresa parceira.(Imagem: Gabo Morales/Folhapress)

De acordo com o relator, desembargador Flavio Villani Macedo, a Claro não pode ser considerada tomadora dos serviços da trabalhadora. "Foi o agente contratado que utilizou a força de trabalho da autora dentro do âmbito de sua própria atividade econômica e conforme seu objeto social específico", afirmou o magistrado.

O desembargador ressaltou que a súmula 331, IV do TST trata de responsabilidade subsidiária em casos de contratação de mão de obra por empresas intermediadoras para prestação de serviços à tomadora.

"Diferem, da hipótese tratada pela súmula, as múltiplas e diversas relações mercantis que, na moderna dinâmica de mercado, são estabelecidas entre empresas, para distribuição ou fornecimento de bens e serviços, como ocorre, por exemplo, nos casos de revenda de produtos", concluiu.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...