MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Empresária é condenada por usar conta da filha para evitar bloqueios judiciais
Fraude

Empresária é condenada por usar conta da filha para evitar bloqueios judiciais

Relator destacou que, embora não tenha sido comprovada a participação da filha como sócia oculta, ficou evidente a utilização de sua conta bancária para garantir as vendas da empresa.

Da Redação

quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Atualizado às 16:08

A 1ª turma do TRT da 18ª região reconheceu a fraude à execução em que a sócia utilizava a conta bancária da filha para realizar transações comerciais e financeiras da empresa, com o intuito de ocultar patrimônio. O colegiado autorizou o redirecionamento da cobrança contra a filha da empresária. O caso foi julgado após a 14ª vara do Trabalho de Goiânia/GO acolher o IDPJ - Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica, incluindo a filha dos sócios no processo.

De acordo com os autos, o Tribunal reconheceu os direitos trabalhistas de uma ex-funcionária de uma loja de artesanatos em Goiânia/GO. Contudo, não foram encontrados bens em nome dos sócios da empresa para receber os valores devidos. 

No decorrer da investigação, foi descoberto que a sócia usava a conta bancária da filha para efetuar transações financeiras e comerciais da empresa, caracterizando o uso de "laranja" para esconder bens.

A filha recorreu da decisão, alegando que não foram esgotadas as possibilidades de recebimento da dívida pela empresa e que apenas "recebia pequenos valores em sua conta para pagar despesas pessoais da família". No entanto, o desembargador Welington Peixoto, relator do recurso, considerou os argumentos insuficientes para anular a sentença.

Segundo o relator, diligências do oficial de Justiça indicaram o encerramento das atividades da empresa no endereço físico. Entretanto, a ex-empregada apresentou provas de que a empresa continuava operando online, firmando contratos e mantendo uma página ativa em redes sociais.

Capturas de tela de transações e provas presentes nos autos revelaram que a proprietária da empresa negociava vendas e recebia valores na conta da filha. Além disso, o número de telefone divulgado para contato via aplicativo de mensagens era o da empresária. Ao simular uma transação comercial, a ex-funcionária confirmou que a chave pix utilizada para recebimento pertencia à filha da devedora.

 (Imagem: AdobeStock)

TRT-18 reconhece fraude de empresária que usou conta da filha para evitar bloqueio judicial.(Imagem: AdobeStock)

Para o desembargador, a estratégia de não receber em suas contas tinha como objetivo evitar o pagamento da dívida trabalhista. O magistrado destacou que a empresa não encerrou suas atividades, mas migrou suas operações para o ambiente digital e redes sociais.

O relator afirmou que as tentativas de bloqueio das contas bancárias da empresa e da sócia não obtiveram sucesso, indicando que a movimentação financeira ocorria de forma dissimulada. Segundo ele, a simulação de compra realizada pela ex-empregada comprovou a utilização da conta da filha para esse fim.

Ademais, o magistrado entendeu que, embora a filha alegasse "receber pequenos valores na conta para pagamentos da família", a mesma não apresentou provas que sustentassem a afirmação. Diante disso, determinou a investigação do caso pela DOT - Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária.

O desembargador concluiu que, embora não tenha sido comprovada a participação da filha como sócia oculta, ficou evidente a utilização de sua conta bancária para garantir as vendas da empresa, ocultando os valores reais da devedora. Assim, o direcionamento da execução contra a filha foi deferido.

Confira aqui o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA