MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TAP desrespeita liminares e proíbe embarque de cão de suporte em cabine
Embarque negado

TAP desrespeita liminares e proíbe embarque de cão de suporte em cabine

Casal teve de adiar mudança para Portugal após companhia aérea negar transporte de cachorro na cabine do avião.

Da Redação

quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Atualizado em 5 de setembro de 2024 07:54

TAP desrespeitou duas liminares judiciais e proibiu o transporte de um cachorro na cabine do avião. Segundo decisões da juíza de Direito Catucha Moreira Gidi, da 7ª vara de Relações de Consumo de Salvador/BA, o animal deveria voar ao lado da tutora para suporte emocional.

Camila Oliveira afirmou ter decidido se mudar para Portugal, ao do lado do marido, e junto da companhia de seu cão Tôby.

Alegou sofrer de Transtorno de Ansiedade Generalizada, atestado por laudo médico, e que necessitava da companhia de seu cão na cabine, para assegurar seu bem-estar emocional durante a viagem para o novo país.

Dessa forma, Camila ajuizou ação, antes da viagem, solicitando a autorização para que o animal fosse junto a ela na cabine do avião.

 (Imagem: Divulgação)

Casal adia mudança para Portugal após companhia aérea contrariar Justiça e negar transporte de cachorro na cabine do avião.(Imagem: Divulgação)

Ao avaliar o pedido, a juíza concedeu a liminar com base no estado de saúde da autora e na necessidade do animal de assistência emocional. Apesar da decisão, a tutora alegou que foi impedida de embarcar com o cão pela companhia no aeroporto.

Além disso, a companhia aérea pediu reconsideração da decisão a juíza, argumentando que o peso do cão excedia o limite permitido para transporte na cabine e que, conforme as normas de segurança, a caixa do animal deveria ser acomodada debaixo do assento, o que seria impossível.

No entanto, a juíza não concordou com o argumento, reforçando a importância do suporte emocional tanto para a passageira, quanto para o animal.

"A negativa da companhia aérea, no sentido de que o animal pesa mais do que o permitido, além de se revelar irrazoável, não se justifica frente às peculiaridades do caso concreto e às evidências de que o embarque do cão junto à parte autora será benéfico, não apenas a ele, mas também à passageira acionante."

Além disso, a magistrada destacou que a própria companhia aérea informa que permite cães de assistência a bordo da cabine, garantindo seu embarque "sem caixa de transporte, nos pés do dono; sempre com a coleira colocada; sem ocupar um lugar de passageiro e sem se movimentarem na cabine", além de observar as exigências sanitárias de vacinação.

A juíza ainda ressaltou que a jurisprudência do Tribunal já vem se consolidando em casos semelhantes, permitindo o embarque de animais de suporte emocional em voos, utilizando parâmetros análogos aos aplicados para cães de assistência, conforme previsto na lei brasileira de inclusão (lei 13.146/15).

Mediante o exposto, a magistrada manteve a liminar previamente concedida, determinando que a companhia aérea tome todas as providências necessárias para acomodar o cão junto à tutora, sob pena de multa diária de R$ 2 mil em caso de descumprimento.

Mesmo assim, segundo a tutora, após nova tentativa de embarque, a TAP recusou a entrada do cão na aeronave junto à autora.

Agora, Camila afirmou que adiou a mudança a Portugal, até definição do imbróglio judicial.

Leia a primeira e a segunda decisão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.