MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Criança autista receberá 100% do benefício previdenciário após morte do pai
Pensão pós morte

Criança autista receberá 100% do benefício previdenciário após morte do pai

Magistrado gaúcho destacou a importância da proteção social em casos de dependentes com deficiência.

Da Redação

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Atualizado às 15:07

Família deverá receber 100% de benefício previdenciário devido à condição de autismo de um dos filhos do segurado falecido. 

O juiz Federal Henrique Franck Naiditch, da  1ª vara de Palmeiras das Missões/RS, entendeu que famílias com dependentes inválidos ou com deficiência grave têm direito ao valor integral.

A ação foi movida pela mãe da criança, que relatou o falecimento do pai, um caminhoneiro, em um acidente de trabalho em março de 2023.

A autora afirmou que, apesar de o INSS ter concedido o benefício, o órgão não levou em consideração a condição do filho, o que garantiria à família o direito de receber 100% do valor da pensão.

 (Imagem: Freepik)

Família de criança com autismo garante recebimento de 100% do salário de benefício pelo falecimento do pai.(Imagem: Freepik)

Em sua defesa, o INSS argumentou que, em casos de dependentes menores de idade que não exercem atividade laboral, não seria possível a realização de perícia médica ou a concessão do benefício na condição pleiteada.

Alegou ainda que a incapacidade laboral é inerente a todas as crianças, não sendo possível estabelecer distinção em termos de invalidez.

Ao analisar o caso, o juiz destacou que a pensão por morte visa "minimizar as perdas econômicas advindas do falecimento do provedor do sustento de seus dependentes". O magistrado também ressaltou que a legislação prevê o pagamento de 50% do valor da aposentadoria do segurado, acrescido de 10% por dependente.

No entanto, em casos de dependentes inválidos ou com deficiência intelectual, mental ou grave, a família passa a ter direito a 100% do valor.

Com base em documentos apresentados no processo, o juiz constatou que o INSS havia inicialmente concedido 60% do valor da aposentadoria à família, posteriormente ajustado para 80% em razão da quantidade de dependentes (dois filhos menores e a companheira).

Por meio de perícia médica, foi confirmado o diagnóstico de Síndrome de Asperger e transtorno misto de habilidades escolares no filho do segurado.

"Nesse contexto, enquadrando-se o demandante na previsão do § 2º do art. 23 da Emenda Constitucional nº 103/2019, o benefício de pensão por morte (...), deve ser calculado com base em 100% do salário de benefício da aposentadoria titulada pela genitora do autor."

Diante disso, o magistrado julgou procedente o pedido da autora, declarando o direito da família ao recebimento integral do benefício e determinando que o INSS implante o novo valor, incluindo o pagamento das diferenças vencidas. 

O Tribunal não divulgou o número do processo.

Com informações do TRF-4.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...