MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRF-1: Valores abaixo de 40 salários-mínimos são impenhoráveis
Penhora

TRF-1: Valores abaixo de 40 salários-mínimos são impenhoráveis

A 13ª turma decidiu pela liberação de valores bloqueados em contas poupança, reafirmando a jurisprudência do STJ sobre a impenhorabilidade de valores até 40 salários-mínimos.

Da Redação

domingo, 22 de setembro de 2024

Atualizado em 20 de setembro de 2024 16:27

A 13ª turma do TRF da 1ª região confirmou a decisão que ordenou a liberação de valores bloqueados em duas contas poupança da requerente no Banco do Brasil, por estarem dentro do limite de 40 salários-mínimos, conforme a jurisprudência do STJ.

A Fazenda Nacional recorreu, alegando que a sentença foi emitida sem a devida "dilação probatória" e que os documentos fornecidos pela embargante não comprovaram que os valores bloqueados eram realmente de contas poupança.

O relator, desembargador Federal Roberto Carvalho Veloso, destacou que, conforme o art. 833, X, do CPC e o entendimento do STJ, "independentemente da espécie de conta bancária com bloqueio de valores impenhoráveis é o caso de determinar a liberação de tais valores constritos, salvo se comprovado pelo credor eventual abuso, má-fé ou fraude do devedor".

Com base nisso, e considerando que os valores bloqueados estão dentro da margem de impenhorabilidade estabelecida pelo art. 833, X, do CPC, que visa assegurar a subsistência do devedor e de sua família, o relator concluiu que "nenhum reparo comporta a sentença que determinou o levantamento do bloqueio desses valores impenhoráveis e depositados nas contas de poupança" da autora.

 (Imagem: Freepik)

São impenhoráveis valores inferiores a 40 salários-mínimos independentemente da espécie da conta.(Imagem: Freepik)

  • Processo: 0000535-71.2008.4.01.3301

Informações: TRF da 1ª região.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...