MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Lula aprova lei de turismo com foco em inclusão e sustentabilidade
Turismo

Lula aprova lei de turismo com foco em inclusão e sustentabilidade

As diretrizes estabelecidas visam não apenas a regulamentação dos serviços, mas também a promoção de práticas sustentáveis e inclusivas, com foco na revitalização do turismo nacional.

Da Redação

quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Atualizado às 12:42

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, no dia 18 de setembro de 2024, a lei 14.978, que promove importantes alterações nas leis 7.064/82, 7.565/86 (Código Brasileiro de Aeronáutica) e 11.771/08 (lei geral do turismo), além de outras legislações correlatas. A nova norma visa à modernização do setor turístico e à regulamentação de serviços, com foco na promoção da inclusão social, sustentabilidade e competitividade do turismo brasileiro.

Entre as principais inovações, destacam-se a regulamentação para prestadores de serviços turísticos e a inclusão de produtores rurais e agricultores familiares como prestadores de serviços turísticos. A lei também autoriza o uso de recursos do FNAC - Fundo Nacional de Aviação Civil para o desenvolvimento de combustíveis renováveis e permite a concessão de empréstimos a prestadores de serviços aéreos.

Além disso, foram revogados dispositivos de leis anteriores que tratavam de aspectos técnicos e administrativos relacionados à fiscalização e ao cadastramento de prestadores de serviços turísticos, simplificando as normas para o setor.

 (Imagem: Freepik)

Lula sanciona lei de turismo para inclusão e sustentabilidade.(Imagem: Freepik)

A nova legislação também cria o Mapa do Turismo Brasileiro, que orientará o desenvolvimento das políticas públicas setoriais, identificando regiões prioritárias para investimento e desenvolvimento.

Com foco em tornar o turismo mais acessível, a lei promove a integração entre os setores público e privado, incentivando a captação de investimentos e a melhoria da infraestrutura. A legislação também se compromete a proteger direitos fundamentais, como a prevenção à exploração sexual de crianças e adolescentes e a preservação dos direitos das pessoas com deficiência.

A lei 14.978/24 entra em vigor a partir da data de sua publicação.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...